quarta-feira, 29 de março de 2006

 

RH???

COPIEI ISSO, ABAIXO, DE UM SITE > ...achei que devia colar aqui.

www.carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh

Subsidiárias contornam problemas de suas matrizesApesar do estresse gerado pelas notícias que envolvem as matrizes, as subsidiárias têm programas para contornar essas situações
Notícias de grandes corporações que sofrem arranhões de imagem por envolvimento em escândalos financeiros ou grandes acidentes ecológicos, geralmente repercutem em suas subsidiárias mundo afora. As repercussões destas crises afetam também e, sobretudo, o clima interno destas organizações, atingindo diretamente os funcionários.
Para amenizar os problemas internos gerados por estas crises, as melhores ferramentas são a transparência e a comunicação. É nesse sentido que RH deve atuar decisivamente para contornar a situação, pois omitir informações ou deixar que os funcionários se informem apenas pela imprensa contribui somente para aumentar ainda mais o estresse interno.
Foi com estas medidas que a Shell conseguiu contornar a repercussão interna dos acidentes ecológicos que envolveram a empresa. "É natural que esse tipo de ocorrência impacte o público interno da companhia, entretanto, foram tomadas medidas no sentido de minimizar o estresse nas dependências de Paulínia e Vila Carioca", analisa Fábio Caldas, gerente de relações institucionais da Shell Brasil.
As notícias veiculadas na mídia também costumam trazer incertezas para os funcionários. "Nesse sentido, a empresa manteve uma estratégia pró-ativa de comunicação com o público interno, fazendo a divulgação, por meio de reuniões face-a-face, intranet e notas departamentais, de todos os posicionamentos da organização com relação às questões abordadas na mídia", esclarece Caldas.
Outra indústria química envolvida com problemas de contaminação foi a Rhodia, no município de Cubatão (SP). O porta-voz nomeado pela companhia para tratar do assunto não foi encontrado pela reportagem de P&N em RH para prestar esclarecimentos quanto às repercussões entre o público interno. Segundo uma extensa reportagem veiculada em julho pela rádio CBN, a Rhodia tem prestado total assistência médica e social aos funcionários contaminados pelo elemento químico conhecido como "Pó da China".

__________________________________________________________________
VIU COMO ELES SÃO ATENCIOSOS?????
...só que tem uma coisa, acho que a Shell não conseguiu "engabelar ou engambelar" com esses "programas para contornar essas situações",os funcionários em Paulínia! O pessoal daqui não é trouxa, não!!! E além do mais eles estão muito bem acessorados pelo "Sindicato dos Químicos" (www.quimicosunificados.com.br )
Esse negócio de " transparência e a comunicação" é só "balela" também, pois transparência e comunicação, eu só ouvi falar, até hoje,... ...apesar, de que, talvez, eu tenha entendido mal, pois se é transparente!!!!...como podemos ver??!!hehehe!!!!!
descurpa, tá gentem, eu sou memo uma besta!!!!!
até mais....

 
Abaixo ...eu e minhas vacas, em frente da minha chácara, (shell ao fundo) em março de 2003, pouco antes de ser "removida" do que é meu e que a Shell fez o favor de providenciar a interdição, pois se não foi ela que interditou, foi ela que acionou o gatilho ou deu pé para que "Oportunistas" se infiltrassem e tirassem proveito da situação!!!!!!!!!!!?????????????????

 

CHÁCARA, PRA QUÊ???????????????????????

Olá!!!

Fiquei uns dias sem escrever porque não ando legal.
Sabe quando o emocional afeta o físico?
...pois é... é tanta ansiedade, nervoso, revolta e indignação, que andam me cercando que começo ficar doente e passar mal.
Quero sair desse hotel, desse confinamento, isso é ponto passivo na minha vida, e por isso, apesar de eu já ter escolhido a chácara (está no processo) (só)"assemelhada" à minha e do meu (médio) "interesse", como a Juíza mandou, eu continuo vendo uma chácara ali, outra aqui, pra ver se consigo outra, mais barata e melhor, já que, o que a Shell deu, como resposta, para a chácara que escolhi, foi oferecer pouco mais, que a metade do valor da chácara.
...bão... então... no domingo passado, vi um negócio que parece/parecia ser bom. Falei com meu adv., falei com O cara da Shell, e eles me mandaram ver o imóvel e depois falar com eles.
Com meu adv., tudo normal; com O cara da Shell, tudo numa "nice"!!!!

...falei/perguntei se era possível agilizar tudo, porque não agüento mais ficar no hotel, ele falou, que se eu quiser mesmo a propriedade etc. etc.(não lembro tudo que falei) que é para eu fazer uma proposta (paralela ao processo) e que se a Shell aceitar, tudo bem.
Só que ele, como sempre, fala como se a Shell estivesse ma fazendo um favor!!!! Tanto que ele, disse também, que eu sei qual é a posição da Shell com relação a remoção dos moradores!! ELE, O cara da Shell, sempre repete (e eu já falei para a Juíza, na frente dele), "que a Shell não vê necessidade nenhuma de remover ninguém de lá, que isso é "interesse" do Município!!!! Ouvi, também, de outra pessoa da Shell, "que a contaminação não é do jeito que falam, e, que "se não usarmos a água de lá, não comermos nada produzido lá, não tivermos contato com a terra de lá, NÃO TEM PROBLEMA NENHUM MORAR LÁ!!!!!"
....ENTÃO PERGUNTO PARA QUE P....A , QUERO/TERIA UMA CHÁCARA???????????? ...se nem pra "evacuar" no mato e limpar a ... com urtiga não vai ser possível???(o que , diga-se de passagem, é melhor do que morar no hotel)

A Shell não assume a contaminação!!! Só que, na frente da Juíza, quando repeti o que ELE sempre me diz, e a Juíza "só" perguntou/afirmou para ele que a "área está interditada", eu não ouvi resposta nenhuma dele, parece que ele só acenou "que sim" com a cabeça; ele estava ao lado e atrás de mim, eu só O via pelo canto dos olhos.
...sabe, eu não estou bem. Desde 2ª feira,depois que ouvi o que não gosto, eu estou com: dor de barriga, o que como fica parado no estomago,não faz a digestão, tontura, falta de ar, calafrios, dor nas pernas e costas, sabe quando a sensação é de que sua cabeça pesa tanto, que vai cair do pescoço??? ...pois é...
...é essa a herança que a Shell está me "oferecendo", ela é tão boazinha!!!
não estou legal, paro por aqui.

domingo, 26 de março de 2006

 

quer mais???????????

EU NÃO CONSEGUIA VER TUDO QUE ESCREVI E NEM MUITAS FOTOS QUE TINHA COLOCADO TAMBÉM.
Então descobri que, se, no fim dessa página eu desse mais um "click" no arquivo de "março de 2006", apareceria am todas as minhas "postagens", como dizem, então, se, quem estiver lendo meu blog, não conseguir ver as fotos dos preços das minhas frutas, as minhas forminhas de mini-queijo e os mini queijos da indústria (multi) que falo, é só clicar de novo nos arquivos de março que parece tudo; no arquivo de fevereiro tem bastante coisa também...
até! hoje é domingo e o computador é do meu filho....

sexta-feira, 24 de março de 2006

 

DOSSIÊS QUE MANDEI ...

Olá!!

Hoje vou "publicar", no meu blog, umas reinvidicações que fiz em outubro e novembro de 2005 e janeiro de 2006.
Pretendo "publicar", também, um pedido que protocolei na Cetesb, Paulínia, em 1º de fevereiro de 2006 e que, até hoje, não recebi resposta. Tem um negócio que chama "Habeas Data", que estipula um prazo de 30 dias para sermos atendidos em nossos pedidos protocolados, vou procurar esse direito; se não hoje, na 2ª feira.

1º o pedido para Cetesb:-
Ao
Sr. Mario Eduardo Fonseca Pereira
Gerente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB - Agência Paulínia


Solicitação de vistas e cópia de documento


Eu, Ciomara de Jesus Rodrigues , RG n° 6.552.631, venho solicitar vistas e cópia do documento de Avaliação Ambiental do CISP da Shell; resultado da análises da água de poços, cacimbas, lençol freático e solo feitos no local de 2001 até os dias de hoje, me comprometendo a não utilizar as informações colhidas para fins comerciais, sob pena das leis civil, penal, de direito autoral e de propriedade industrial, e a obrigação de se divulgadas por qualquer meio, referir me à fonte, em conformidade com a Resolução SMA 66, de 17/12/1996

Sem mais.



Paulínia, 1º de fevereiro de 2006.




Ciomara de Jesus Rodrigues
Fone 19 9113 7863 . 3833 7155
Rua 31 de março nº 290.
Bairro Santa Cecília.
Paulínia. S.P.
Brasil.
_________________________________________________________________

Agora um carta/dossiê para o Dep. Zica.


PAULÍNIA, 10 DE OUTUBRO DE 2005.

Ao
Deputado Federal Luciano Zica

Prezado Deputado, o senhor já esteve em minha antiga casa, no Bairro Recanto dos Pássaros, quando tivemos a oportunidade de tratar brevemente dos assuntos que retomo nesta carta, por acreditar que seu mandato tem tais prerrogativas e saber de sua seriedade e compromisso com nossa causa, reafirmo minha expectativa de sua intervenção em nosso favor.

Conto com seu apoio para exercer meu direito de cidadã de ter esclarecimentos da Shell, Cetesb e demais órgãos competentes do que foi imposto pela Prefeitura de Paulínia, ou seja, direito de ter os resultados de todos os exames, análises, laudos e relatórios do local interditado, elucidando, assim, a causa e o porquê da remoção de todos os moradores, sob alegação de contaminação e prejuízo à saúde (Decreto Municipal nº 5029 de 18 de Fevereiro de 2003) em conseqüência de contaminação causada pelas multinacionais Shell, Cyanamid e Basf, que se instalaram no local desde a década de 70.

Gostaria de receber, da Shell e Cetesb o resultado de todas as análises de água e solo realizadas em minha propriedade (de 2001 até os dias de hoje), situada na Avenida Roberto Simonsen nº 2101 no Bairro Recanto dos Pássaros,(antigo Poço Fundo) na cidade de Paulínia SP. Creio que tenho direito de saber em que solo eu vivi, plantei e colhi; e que água bebi e usei para todos os fins, (eu e minha família) durante mais de vinte anos. Pois, até a presente data, de nada fui informada pelas autoridades.

Entendo que os responsáveis pelas análises deveriam fazer análises das telhas, madeiramento e paredes externas também da minha casa. Tais estudos, deputado, foram realizados em uma chácara do bairro (local 19), porem esse local 19 tinha sido totalmente reformado, desde o telhado até o piso, um ano antes de serem colhidas as amostras para análise. A minha propriedade foi uma das primeiras, senão a primeira a ser construída no bairro e permanece, até hoje, com o telhado, madeiramento e revestimento externo originais, o que esclareceria mais e melhor, se quiserem saber a realidade do que se passou no bairro e a proporção da contaminação que também pode ser esclarecida com a ajuda dessas análises. (O local 19 foi reformado em 2000/2001 e os incineradores da Industria em questão foram desativados, pela Cetesb, em 1992).

Entendo como necessário a avaliação da saúde de todos antigos moradores e não só dos que residiam no local na época da interdição e remoção. Moradores esses que já residiam no local, quando a Shell se instalou no bairro. Época em que tambores de produtos químicos eram estocados a céu aberto e em conseqüência disso enferrujavam, se deterioravam, se rompiam e deixavam vazar para o solo, seguindo para o lençol freático e meio ambiente, o seu conteúdo tóxico; época que os incineradores de sólidos/líquidos trabalhavam a todo vapor e sem filtros; época dos vazamentos dos tanques de decantação, enfim, moradores, que, como eu e minha família, passaram por todo processo de contaminação a que o bairro ficou exposto desde a instalação da indústria e de suas sucessoras.

Acho fundamental que a Prefeitura de Paulínia dê continuidade ao tratamento e acompanhamento médico dos moradores, (removidos do local em 2003, decreto Municipal nº 5029, acima citado), que foi interrompido pela Prefeitura, sem nenhuma explicação ou esclarecimento, em Janeiro deste ano de 2005 e até agora estamos relegados ao esquecimento.

Como, até hoje, não se tem nada de oficial, que nos convença e prove em definitivo a necessidade ou não da remoção dos moradores e a interdição do bairro e, ainda mais, tendo o conhecimento de que o local é pretendido para ser um Parque Municipal Público, cabem as perguntas que não consigo calar:- Local tão ruim onde não se pode viver ou tão bom que serve para um Parque Público? Ou a que conveniências serve a interdição? Ou a quem serve e beneficia “o abafa”, que vem ocorrendo desde 2001?

Uma vez que, o local tem sido livremente freqüentado 24 (vinte e quatro) horas por dia, por seguranças da Shell, trabalhadores de firmas terceirizadas pela Shell, engenheiros, motoristas e etc e todos sem nenhum equipamento de segurança exigido para se transitar ou permanecer diuturnamente em local interditado por oferecer risco a vida e saúde. Tenho fotos, muitas fotos e protocolos de comunicados que fiz para a Prefeitura e Vigilância Sanitária de Paulínia.

Para finalizar, não vejo justiça que me desalojem, interfiram negativamente na minha economia, na minha estrutura financeira e familiar, desestabilizem o equilíbrio psicológico, emocional, afetivo e de relacionamento de toda minha família; tudo em conseqüência de procedimentos não esclarecidos, além de desprovidos de respeito, responsabilidade e moral e saiam ilesas, sem esclarecimentos e sem punições, caso sejam cabíveis e merecidas.


Certa de vosso empenho fico no aguardo de breve retorno.


Sem mais.
grata

Paulínia, 10 de Outubro de 2005.



Ciomara de Jesus Rodrigues

___________________________________________________________________


Agora outra carta/dossiê.

Paulínia, 08 de novembro de 2005.


Prezado Deputado Zica.



É necessário saber dentro de qual padrão de segurança foi feito o desmonte , retirada e qual o destino dos equipamentos e instalações (sucata) da fábrica SHELL/CYANAMID/BASF, no bairro Recanto dos Pássaros (antigo Poço Fundo) em Paulínia SP.
Com a supervisão e autorização de que órgão ou autoridade pública competente foram feitos os trabalhos de desmonte e remoção? Tem documentação?
(Obs.: -Segundo “Sonia Couto”, uma das proprietárias do “Comércio de Sucatas do Chico”, um dos sucateiros mais conhecidos de Paulínia, foram chamados vários sucateiros, mas nenhum foi avisado do risco de contaminação e esse material (sucata) recolhido na Shell/Cyanamid/Basf foi comercializado como qualquer outra sucata que compram.
Igualmente importante é saber qual o destino dos entulhos resultantes da demolição das casas do bairro. Para onde foram levados telhas, madeiramento, pisos encanamentos, tijolos e outros?
Oportuno seria termos o conhecimento do que foi feito e qual foi o destino das árvores cortadas nos lotes 19 (dezenove) e 20 (vinte); umas rachadas para lenha, estocadas no lote 22 (vinte e dois) e que há meses foram retiradas?
É de interesse, também, saber o que está sendo feito, específico e concretamente, para a remediação do solo e lençol freático de toda área contaminada e interditada.
Acreditando na transparência, lealdade e boa vontade de todos, gostaria de receber das partes envolvidas e responsáveis pela recuperação, o laudo oficial e todos os resultados das análises de solo e água que vem sendo feitos no local desde 1994/95, em especial os do local 18 (dezoito) de minha propriedade, onde vivi por mais de trinta anos e onde nasceram e foram
criados os meus filhos.
Um dado importante para termos noção da responsabilidade e do respeito ao próximo das autoridades locais e de todos os envolvidos no Caso Shell Paulínia, seria o esclarecimento do que foi feito com os animais: gado de corte que era criado, por funcionário, no terreno da fábrica e os de corte e leiteiro, galinhas e patos que eram criados, no bairro, pelos moradores.
Qual a conclusão que se chegou e quais cuidados devem ser tomados com o gado leiteiro que não foi adquirido pela Shell. Qual a responsabilidade da Shell para com esses animais perante sua proprietária (eu)?
Acho necessário esclarecer, também, que a casa do local 19* (dezenove), hoje demolida, da onde foram retirados materiais (telhas, reboco e etc.) para análise, tinha sido reformada, desde o piso até o telhado, mais ou menos 1(um) ano antes de ser vendida para a Shell, o que invalida uma avaliação da contaminação baseada na análise desse material.
Caso essa minha observação seja levada em consideração e a intenção seja, realmente, saber a verdade, ofereço e peço que façam análise do material, a ser colhido, na minha propriedade que foi uma das primeiras, senão a primeira a ser construída no bairro e permanece, até hoje, com o telhado, madeiramento e revestimento externo originais, o que esclareceria, realmente, se quiserem saber a realidade do que se passou no bairro e a proporção da contaminação, que poderia ser esclarecida com mais fidelidade.


Grata.



CIOMARA DE JESUS RODRIGUES


*(O local 19 foi reformado em 2000/2001 e os incineradores da Industria em questão foram desativados, pela Cetesb, em 1992).

___________________________________________________________________

mais uma...


Paulínia, 28 de janeiro de 2006.


Prezado deputado

Aguardando respostas, conclusões, ou soluções conseqüentes da nossa reunião do dia 1º de dezembro de 2005, escrevo novamente.
Gostaria de saber se algo de concreto já foi apresentado ou proposto pela Shell.
Aproveito, também, para explicar uma coisa:- Até hoje, todos os exames feitos nos ex-moradores, pela Shell ou Prefeitura, não servem para esclarecer quase nada da nossa, possível, contaminação. Isso porque os organoclorados não permanecem na corrente sanguínea por muito tempo ( 30/40 dias +ou- ), então, um exame de sangue, pouco ou nada esclarece ou esclareceu. Esses produtos (organoclorados), por serem cumulativos, não são excretados e permanecem no organismo, mas não no sangue e sim em órgãos como fígado, cérebro, na gordura e etc.. Podem causar esteatose hepática, hipertensão arterial, distúrbios neurológicos, da tireóide, alterações neurocomportamentais , queda no sistema imunológico, dermatites de contato e etc. etc., etc.. São mutagênicos também, além de, em alguns casos, serem carcinogênicos.
Quanto à biópsia, do tecido adiposo, feita pela Prefeitura, tenho minhas dúvidas com relação a “autenticidade” dos resultados.
Creio que, após uma minuciosa seleção*, deveriam exigir da Shell exames mais específicos e indicados para os males que ela pode ter causado e que poderão nos afetar ou aparecer futuramente.
Acho que devíamos atar a Shell a responsabilidades futuras e para isso, creio, seria necessário, que os médicos e peritos, sejam neutros e indicados pelo Juiz.
Além dos drin’s, a Shell contaminou o local com outras substâncias nocivas a saúde e meio ambiente. Com solventes, benzeno, tolueno, dioxinas e furanos resultantes da queima de produtos tóxicos em incineradores e outros “mils” etcs., fomos presenteados pela Shell por mais de duas décadas. Presentes de Grego, não é?
Não sendo parte integrante da constituição de nenhum organismo vivo e sadio, por serem agressivos a saúde, a vida e meio ambiente, os organoclorados foram banidos de países do 1º mundo, bem antes de permitirem sua entrada, seu manuseio e sua fabricação no Brasil e eu gostaria, que, aqui no Brasil, também fizessem alguma coisa em defesa do nosso povo, da nossa saúde e do nosso meio ambiente; por isso, mais uma vez “cutuco” o Deputado, que tem lugar privilegiado no meu coração e conceito, pedindo ajuda.


Atenciosa e respeitosamente agradeço por tudo.

Ciomara de Jesus Rodrigues

* “minuciosa seleção” porque é preciso separar o joio do trigo. Existem pessoas que nunca moraram lá e se apresentaram como ex-moradores ou antigos moradores. Isso interfere na avaliação e dá oportunidade para Shell contestar e questionar o nexo causal.
___________________________________________________________________

...isso tudo está no meu computador e agora que aprendi colar e copiar com o Ctrl C e Ctrl V, vou fazer a festa!!!
Vou publicar tudo que aconteceu, acontece e....


Vai abaixo a reportagem na qual me baseei para falar sobre a sucata da Shell,
(sem contar o que eu vi e fotografei)


PAULÍNIA

Sucata com suspeita de contaminação é vendida
Ferros-velhos adquiriram material da Basf sem saber do perigo

Paulo San Martin - Paulínia

SUCATA: material foi manipulado por funcionários de ferros-velhos sem equipamentos de proteção
Sucatas com suspeitas de estarem contaminadas por agentes químicos da fábrica que pertenceu à Shell, no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, foram vendidas para empresas de ferro-velho do município e manuseadas sem cuidado algum pelos funcionários e donos destas empresas.
A denúncia de que a atual proprietária da fábrica, a Basf, está realizando o desmonte dos equipamentos sem nenhum controle sobre os agentes contaminantes contidos neles, está formulada em um relatório do Ministério da Saúde, concluído há duas semanas e divulgado com exclusividade pelo TodoDia, em sua edição de ontem.
O relatório (leia texto abaixo), elaborado pelo perito Élio Lopes dos Santos, pede a “paralisação imediata de qualquer operação desmonte e transferência de equipamento e material das unidades produtivas existentes no interior da fábrica”. De acordo com o perito, a Basf não apresentou estudo para as operações de desmonte, descontaminação e transferência dos equipamentos, como determina a lei. Em outros casos, a empresa desrespeitou as normas impostas pelos órgãos de fiscalização, pois permitiu que os operários trabalhassem sem equipamentos de proteção nestas operações de desmanche. Durante perícia feita em janeiro deste ano, Santos encontrou trabalhadores sem óculos, luvas ou qualquer outro equipamento de proteção.
De acordo com o perito do Ministério da Saúde, a falta de um plano de desmanche teria permitido que a Basf cortasse a quente as tubulações, placas de metal e outros equipamentos que se transformariam também em sucata. O corte a quente, segundo ele, libera substâncias tóxicas.
Sônia Couto, uma das proprietárias do Comércio de Sucatas do Chico, um dos sucateiros mais conhecidos de Paulínia, confirma que a empresa realizou diversas viagens de caminhão até a porta da fábrica, para comprar sucata. “Eles chamaram vários sucateiros, disseram que tinham lá um resto de material, e a gente foi buscar”, lembra ela. “Mas risco de contaminação ninguém falou nada. Tratamos este material como qualquer outra sucata que compramos”.
As viagens começaram depois de 2002, quando a Basf decidiu fechar a fábrica. Sônia não se lembra do responsável pelas vendas e nem de quantas viagens foram feitas. “Compramos mais alumínio e aço inox e logo já repassamos a frente”, diz ela.
A Basf, procurada anteontem pelo TodoDia, pronunciou-se por intermédio de uma nota, e afirmou que “realizou a retirada dos equipamentos instalados na fábrica de Paulínia dentro dos padrões de segurança estabelecidos pela Basf, com o conhecimento e autorização das autoridades competentes”. A assessoria de imprensa da empresa informou que o departamento jurídico só se pronunciaria sobre a venda de sucata para empresas de ferro-velho no início da próxima semana.
A Shell, por intermédio de sua assessoria de imprensa, enviou a seguinte nota para o TodoDia: “A Shell esclarece que não conhece o citado relatório e por isso não pode tecer qualquer comentário a respeito. No entanto, a empresa acrescenta que todos os trabalhos de recuperação ambiental, executados na área de sua antiga fábrica no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, cujas atividades já foram encerradas há mais de nove anos, foram estabelecidos e aprovados em conjunto com as autoridades ambientais

Negligência, imperícia e imprudência’

O relatório do Ministério da Saúde, divulgado com exclusividade ontem pelo TodoDia e ainda mantido em sigilo pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) de Campinas, acusa a Shell Química e a Basf, atual proprietária da área, de “negligência, imperícia e imprudência”. O perito Élio Lopes dos Santos diz que as empresas continuam agindo irresponsavelmente na operação de desmonte da fábrica onde ocorreram diversos acidentes ecológicos no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia.
Ao contrário do que diz a Shell, que dá por praticamente encerrado o trabalho de recuperação da área, o relatório afirma que a terra e a água ainda estão largamente contaminadas, inclusive por agentes tóxicos voláteis que podem atingir a atmosfera. Santos alerta para o risco que correm os operários que trabalham na operação de desmonte e aqueles que atuam em fábricas vizinhas.
Com base nestas conclusões, Santos recomenda às autoridades responsáveis a “imediata paralisação de qualquer operação desmonte” e a realização de uma nova bateria de análises da água e do solo, auditada por órgãos de saúde dos governos federal, estadual e municipal.
O perito acusa a Shell de utilizar uma “estratégia protelatória”. De acordo com ele, a Shell contrata a empresa de CSD Geoclock para fazer as análises de solo e da água. “A Geoclock por sua vez apresenta estudos de investigações com cronograma excessivamente longo, com diagnósticos parciais, apresentando até certificados de análise sem assinatura do técnico responsável. É um comportamento típico de quem busca confundir as autoridades governamentais envolvidas”, diz o perito.
O relatório foi elaborado a pedido da promotora Márcia Kamei López Aliaga, do Ministério Público do Trabalho em Campinas, para fundamentar ação movida contra a empresa por mais de uma centena de ex-funcionários, mas vai servir de base também para a ação cível pública que o MPE (Ministério Público Estadual) de Paulínia move contra a Shell por causa da contaminação da área.
(PSM)
__________________________________________________________________

....pois é, seu Zé!!!! ."...tudo de acordo, em conjunto, aprovado, com o conhecimento e autorização das "autoridades" competentes e ambientais!!!!!!!!hehehehehehe, não é fácil, não!!!!"

Ontem tive notícia que a Cetesb entregou um relatório do CASO SHELL, para uma autoridade, parece que esse relatório vai ser entregue para os www.quimicosunificados.com.br , e tomara que eles coloquem no site. Parece que a Cetesb, como sempre, não esclarece nada!!!! Só fala de umas "multinhas" que aplicou na Shell e mais nada.
Quando eu conseguir esse relatório eu coloco aqui. Só não coloquei o do MINISTÉRIO DO TRABALHO DE CAMPINAS, POR QUE TEM 197 PÁGINAS, mas vcs. podem encontrar no site dos quimicos(acima)


quinta-feira, 23 de março de 2006

 

...livro japonês???

Sabe o que eu não gosto nesse negócio de "BLOG"? É que é como um livro japonês, que para ler tem que começar do fim para o começo, de baixo para cima!!!
No meu blog, por exemplo, é como se fosse um diário onde vou escrevendo o que estou pensando, sentindo ou recordando. ...e hoje, se vc. ler, vai "pegar o bonde andando", pois muitos pensamentos de hoje, são a conclusão dos de ontem e quem lê pode não entender nada! é como começar ver o filme pelo final!!!....ou será que estou enganada? será que sou tão "caipira" que não sei como se lê um blog?... é acho que estou meio por fora , mesmo. acho que quem leu ontem, vai ler hoje e vai entender e só quem começa ler hoje e vai lendo tudo é que fica sem entender. ... mas meu blog não está dando "Ibope", não! tá bem devagar!!!
...até eu "tô que tô"!!
...já passei do meu limite de suportar as coisas! Tô de saco cheio!
...é tudo tão devagar nesse País!
...parece que meus advs. estão preparando a resposta para a última "proposta" da Shell, onde ela me "oferece" uma quantia que não dá para comprar nem uma propriedade assemelhada à minha, que dirá igual; onde ela, tambem, "impõem" que eu abra mão de tudo que vcs. possam imaginar, desde prejuízo, lucros cessantes, emergentes e etc..
Vou ver se consigo colar, publicar, esse documento aqui; meu filho disse que o "uploaud"(?) está péssimo, por isso que não consigo "baixar" nada, mas vou dar um jeito nisso.
vou ver se consigo colocar uma foto.
...não consegui....


quarta-feira, 22 de março de 2006

 

SAÚDE!!!!????

OLÁ!

Vou colar aqui um artigo que copiei (e colei) da internet, fala sobre produtos teratogênicos, mutagênicos e etc..
Colei uma coisa que me interessou muito. É sobre a talidomida. A talidomida é teratogênica, ou seja, quando uma mulher toma um remédio com essa
"substância" durante a gravidez o nenê nasce com deformidades físicas, nas mãos, bracinhos e etc..
...então, pois é, leiam a matéria:-

Talidomida


Além de ser difícil de se demonstrar efeitos teratogênicos associados a fatores químicos artificiais (produzidos por síntese em laboratórios) ou naturais (produzidos por plantas ou animais), os resultados obtidos através de experimentos com animais podem induzir a conclusões erradas. Por exemplo, se antes de ter sido comercializada, a talidomida tivesse sido testada, o número de vítimas teria sido muito maior. Alguns países não forneceram licença para comercializar o medicamento porque os teste com roedores não haviam sido realizados. O problema é que com esses testes a droga teria sido considerada segura, pois para camundongos e ratos a talidomida não é teratogênica.

Incidências e causas de anomalias congênitas

Knuppel e Drukker (1995), recentemente consideraram responsável por 30% das anomalias congênitas a herança multifatorial, sendo a mendeliana e os distúrbios cromossômicos, por 20% e as drogas e agentes ambientais por 8% e 42% restantes de etiologia desconhecida. É importante ressaltar a maior incidência de ocorrência de anomalias congênitas do que as induzidas por fármacos, mas estes exercem algum papel nos 42% de etiologia desconhecida. Também levamos em conta que a Talidomida e o Dietilestilbestrol são teratógenos raros e que causam anomalias de fácil identificação no feto; os efeitos podem ser de espécie-específicos: os primatas e homens são sensíveis à talidomida enquanto os ratos, camundongos e coelhos não são. Então as características genéticas determinam em parte, a sensibilidade a diversos teratógenos.
____________________________________________________________________
______________________________________________________________

...bom, vcs. me perguntariam porque achei interessante isso e eu digo, (antes esclarecendo que sou leiga, mas curiooooooosa pra dedéu):- Os organoclorados, ( drin's) diz a Shell, que tem a patente do "produto", só causa câncer em ratos; diz que foi testado e etc., mas que em seres humanos não. Sei também que não existe nenhum estudo conclusivo que afirme que os drin's (aldrin, dieldrin, endrin e etc., patente da Shell) causam câncer e nem que não causam, pois para isso teriam que fazer teste em pessoas; li também que pessoas, trabalhadores, que manusearam o produto, foram contaminados, só que o que aconteceu com eles 20/30 anos depois, ninguém sabe e se sabe não diz.
não sei se o que penso e escrevi tem algum sentido, mas...
vou sair da internet, está armando um temporal feio e quando isso acontece a energia do hotel "pifa".

...quero falar sobre a garantia da nossa saúde no futuro.( nossa que eu digo é dos moradores do bairro contaminado pela Shell, moradores reais, não de um bando de pessoas que nunca moraram lá e dizem que moraram)
(tem muito oportunista nesse Caso Shell e os que realmente viveram lá e talvez possam ter sua saúde comprometida e vida afetada é que são prejudicados. É difícil separar o jôio do trigo e a Shell não tem lá muito interesse em fazer isso, pois quem tem direito pode ganhar e A JURISPRUDÊNCIA ser "instalada", daí os outros vão no "vácuo" dos que tem direitos. Um "funcionário" da Shell me disse, uma vez, que eu sou "boi de piranha".
...também, pudera, né?? se eu não for, quem poderia ser?
ciomara
ps. leiam meus "arquivos" de fevereiro, no final dessa página tem onde "clicar"

terça-feira, 21 de março de 2006

 

HUMILHAR???

OIÊ!

Eu tinha, e tenho, "mils" coisas para falar, mas antes gostaria de confirmar (ou questionar) uma afirmação do Sr. Mello, ele acha que a Shell faz tudo que faz, contra nós, para nos humilhar. Por vezes, confesso, não conseguia entender, digerir, esse pensamento e afirmação dele, porém, a cada dia que passa, estou conseguindo entender e digerir esse pensamento dele e evacuar essa posição da Shell.
O sr. Mello, do ponto de vista dele, tem razão!
...mas só que eu não consigo me sentir humilhada, não! Pra mim ela é merda! Uma empresa que fez o que ela fez e age e reage do modo que ela esta fazendo, só me envergonha! O fato de eu saber que existem "seres humanos" capazes de agir assim, me faz sentir vergonha por ser "humana" também! ...eu preferiria ser uma onça, uma vaca, uma cadela, uma eliá(elefoa)(o que, diga-se de passagem, está mais próximo do meu "físico", pois desde que comecei ser vítima dessa Multinacional engordei quase 30 quilos). Comecei engordar na época que tive que tomar "cortisona" na década de 90, por causa de uma dermatite de contato, que quase acabou comigo, nós não sabíamos o por quê da dermatite, eu só sabia que não podia encostar numa folha, isso, porém, lá no bairro, pois quando eu ia cortar capim em outro lugar, fora da baixada que circunda a Shell (onde eu ainda tenho a minha chácara), não acontecia nada, e eu ficava contente pensando que tinha sarado!... até cortar capim ou cuidar da minha horta em casa de novo. No meu prontuário médico consta, que, na época, eu era usuária crônica de cortisona, eu só podia trabahar, cuidar da horta, colher minhas frutas e verduras se estivesse tomando cortisona!! Parece que o nome do remédio era "dexametasona", eu pegava no posto de saúde, era pomada e comprimido.
Agora é 1/2 dia e pouco. Vou almoçar, o almoço é das 12hs. às 14hs. diferente de lá de casa, onde hora de comer era a hora que se tem fome!
... mas para terminar esse assunto:- comecei engordar em conseqüência da dermatite, depois tive que parar de tirar leite, fazer queijo e etc., dpois nos mandaram para o hotel, onde passei ser como um capado na engorda! ...como bebo e durmo!!!
É certo que tento fazer algumas coisas, de artesanato, para ocupar as mãos e a mente, mas não é como vc. estar na sua casa, com as suas coisas, cercada de árvores e animais que te completam!!
... eu escolhi a terra, abomino o asfalto! (apesar de, ou porque, conhecer e ter sido criada na cidade. Acho que, justamente, por ter "vivido" no asfalto até 1971( nasci em 1946) e ter optado viver na terra, é que tenho que ser mais respeitada nos meus direitos! Eu conhecia os dois e quis, de livre e espontânea vontade, ir viver no mato! Eu não nasci no mato! no sítio, na roça! Eu escolhi viver na terra, no mato e dentro do que é meu (?).
... e a Shell não me respeitou..., como quer ser respeitada?
ciomara

segunda-feira, 20 de março de 2006

 

....não !!!!!!!

Não consigo mais adicionar imagens nesse blog!!!!!
....eu queria colocar a "notificação" que falei (eu "copiei" (scanner) como imagem no meu computador) e, também, eu queria colocar no blog a tabela de preços da lavanderia do hotel.
A Shell paga para lavagem da nossa roupa também, pois não temos como lavar roupa num hotel, e, eu queria mostrar os preços.
...mas enquanto não consigo "adicionar" como imagens essas coisas, eu digo, que > para lavar uma calça comum ou social, ela paga, para a lavanderia, R$ 14,00; uma bermuda, R$ 8,00; uma cuéca/calcinha ou meia R$ 3,50; uma jaqueta R$16,00; um short R$ 5,00; uma camiseta R$ 7,00 e assim por diante.
...E AGORA EU DIGO:- TENHO CAMISETA que não vale/custa R$ 7,00; cuéca meia ou calcinha que paguei menos que R$ 3,50 e etc., etc.!!!! e a Shell paga quase o preço da peça só para lavar!!!! e isso por que?????
Por que, em vez de ficar fazendo essa "ordinarície" toda, ela não nos paga o que nos deve?? o que nos tirou (sem contar nossa vida, que ela destruiu e não tem dinheiro que pague!!?? Um adv. já fez as contas de tudo que ela tem gastado conosco e a soma é absurda, mas é que, como já disse, ela gasta um milhão para ("querer"), provar que é inocente, mas não dá um real, se vc. pedir, para uma dor de cabeça que vc. diz e acha, que é por causa de algum produto dela.

domingo, 19 de março de 2006

 

cade???

não estou mais conseguindo colocar fotos no blog!!

terça-feira, 14 de março de 2006

 

notificação....

Eu ia anexar uma notificação que recebi da Shell no ano passado, porém não estou conseguindo adicionar nada; quando tento adicionar algo, diz :>>> "error" "adress root" etc. etc.
É a notificação onde ela avisa que se a notificada (eu) entrar no "lote 19", de propriedade da "notificante" (Shell) , ao lado do meu (18)... trechos da notificação dizem assim:-" o desatendimento à notificação implicará na imediata Ação Civel......inclusive apresentar queixa crime contra a notificada."
Essa notificação foi feita em 20 de julho de 2004.
...é que eu andava tirando fotos de tudo que faziam por lá e eles não gostaram, talvez, só que eu não estava dentro da propriedade dela, como ela diz e das vezes que entrei em qualquer propriedade da notificante a "segurança "Patrinonial"" dela sabia e era para chamar ou buscar minhas vacas ou gatos, que entravam na propriedade alheia porque não tinha cerca e animal não tem "certos conhecimentos", que, diga-se de passagem, a notificante tinha, tem e nunca respeitou, pois como já disse ela entrou na minha propriedade, sem avisar, sem minha permissão, por baixo da terra, envenenou a água que eu bebia, meu solo e as frutas e verduras que eu plantei e comia, o ar que eu respirava "dentro e fora da minha propriedade" e, eu, até hoje, não abri nenhuma Ação Civel contra ela!!! ...e mesmo quando eu abrir ela vai continuar dando uma de vítima!!!!..... Coitadinha, né??? Tão bonitinha!!! Que mal tem contaminar??? É tão simples!!!!! ...ai, ai,vida ingrata!!!!

segunda-feira, 13 de março de 2006

 

uma reportagem de 2005

Campinas28/01/2005 - (21h26)

Shell acusa moradores de viver às custas da empresa
Patrícia Azevedo/Agência Anhangüera

As quatro famílias de ex-moradores das chácaras localizadas no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulinia, que ainda não negociaram suas propriedades com a Shell Química do Brasil foram acionadas judicialmente pela empresa no ano passado. Na ação, a Shell pede que a Justiça determine que os proprietários aceitem o valor de mercado dos imóveis avaliados por empresas especializadas. A empresa argumenta, no pedido, que há resistência por parte de alguns moradores em aceitar o acordo e que eles estão acomodados "às custas da empresa" num hotel de luxo em situação definitiva. Em nota enviada à redação, a empresa informa que "há muito vem tentando um acordo com os poucos proprietários que, por motivos alheios à sua vontade, ainda não venderam suas propriedades". A empresa informa ainda que, para esses quatro casos, efetuou depósitos judiciais, cujos valores poderão ser retirados pelos proprietários quando a venda se concretizar. Em 2001 a Shell iniciou o processo de compra das chácaras e em abril de 2003 o bairro, que segundo laudos foi contaminado por pesticidas, teve que ser desocupado. Na época a Justiça determinou que a empresa se responsabilizasse pela acomodação das famílias que ainda não haviam vendido as suas propriedades. Elas deveriam ser alojadas em hotéis ou em casas alugadas que tivessem o mesmo padrão daquelas em que moravam. Desde abril daquele ano, a empresa acomodou as família no Hotel Íbis, em Paulínia. Passados 22 meses, quatro famílias ainda moram no hotel. Um dos moradores é o aposentado Antônio de Pádua Mello, de 74 anos. Ele alega que enviou uma carta à empresa sugerindo o aluguel de duas casas para a família ao custo de R$ 2,5 mil. "Eles não aceitaram e nos mandaram para cá para nos humilhar, disse. Nos separaram dos nossos cães e nos obrigam a conviver com estranhos, sem a mínima privacidade e sem poder receber a família" , lamenta. Acostumado a morar numa casa de 600 m2, Mello, a mulher e os filhos vivem em pequenos quartos de hotel, enquanto os seus móveis, roupas e livros estão armazenados em um depósito. Os cães estão alojados em canis. "Minha casa não foi feita para ser vendida, fiz para morar o resto da minha vida lá, receber a minha família, mas o bairro foi contaminado e todos tivemos que sair. Eu só quero ir para a minha casa" , conta. Mello não aceita que a empresa pague o valor de mercado do seu imóvel e entrou com uma ação solicitando que seja determinado o valor de reposição. "Meu cliente não colocou o imóvel à venda, portanto não deve ser adotado o valor de mercado e sim o valor de reposição. Ele quer ter em outro local o que tinha lá" , explica o advogado Waldir Tolentino de Freitas. Na ação, o morador argumenta que a empresa já gastou muito mais para mantê-lo no hotel do que o valor pedido pelo imóvel, que gira em torno de R$ 400 mil. De acordo com os cálculos do advogado, a empresa gastou R$ 659 mil para custear a alimentação e hospedagem da família e para acomodar os móveis e os cães. "Isso mostra evidentemente que a empresa pretende nos humilhar e tenta nos vencer pelo cansaço" , dispara Mello. Outra família hospedada no hotel é a de Antônia Pelegrini Labello. No seu caso, o acordo ainda não foi fechado porque ela quer que a empresa considere também que o imóvel era usado pela família para fins comerciais. "Nós produzíamos lá e tínhamos um negócio próprio. Isso não é avaliado no no valor de mercado" , argumenta. Antônia, que é vizinha de quarto de Mello, ficou viúva há uma semana e mora no local com os três filhos. "Nem no enterro do meu marido pude hospedar a minha família ou ter o apoio de algum familiar" , conta. No entanto, o que ela mais lamenta é que o marido, Valdemar Labello, não pode voltar para a casa. "Ele dizia que se sentia como um peixe fora da água aqui" , diz, emocionada.
___________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Repito que o hotel no qual estamos "confinados" é de categoria economica.
Eu tenho casa, impostos pagos e independência financeira, só não posso usufruir do que é meu, porque estou impedida, em conseqüência de crime que não cometi.

domingo, 12 de março de 2006

 

Saiu no Jornal Todo Dia (12/03/06)

Estação de Tratamento de Água (ETA) da Shell no Recanto dos Pássaros (antigo Poço Fundo). Paulínia SP(foto ciomara)



Casos se arrastam
Responsabilização, solução, contaminação, vítimas, multa, Justiça. Essas são palavras comuns para os envolvidos nos casos de contaminação da Shell/Basf, em Paulínia, e Aterro Mantovani, em Santo Antônio de Posse. Em 1995, a Shell Química se autodenunciou ao MPE (Ministério Público do Estado de São Paulo), onde afirmava sobre o depósito irregular de substâncias contaminantes no solo.
A partir desse dia, a rotina dos moradores do bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, passou a ser outra. Tiveram que sair de suas casas. Aqueles que não entraram em acordo com a multinacional, foram levadas para um hotel de luxo*.

* "hotel de luxo" fica por conta do repórter, pois o hotel onde estamos hospedados, é de "categoria econômica". (ciomara)

“PRESOS”
“A cada dia que passa, ficamos mais presos, em confinamento”, disse Ciomara de Jesus Rodrigues, 59. A ex-produtora rural tirava sustento do que produzia na sua propriedade. “Agora fico confinada, e isso está afetando minhas condições físicas e psicológicas”. Ciomara já tentou negociar com a Shell por diversas vezes, porém ambas as partes não chegaram ao comum acordo. O mesmo caso se repete com Antonia Pelegrini, 45. “É uma situação desagradável. Já vai para três anos que estamos no hotel, e isso tem trazido muitos problemas pra gente”, disse.

Quatro famílias chegaram a ser levadas para o hotel. Hoje são duas.
O caso Shell/Basf também deixou um legado aos trabalhadores da empresa. Hoje, centenas de ações tramitam na Justiça do Trabalho, requerendo direitos trabalhistas e indenizações por contaminação. Em Santo Antônio de Posse, os moradores do entorno do Sítio Pirapitingui tiveram que deixar suas casas. O MPE e MPF (Ministério Público Federal) pressionam os responsáveis pela contaminação. Hoje, apenas funcionam barreiras hidráulicas no local.
PLANOS CONTINUAM
A Shell, por meio de sua assessoria de imprensa, declarou que os planos de recuperação ambiental do bairro em Paulínia prosseguem com uma barreira hidráulica e estação de tratamento de águas subterrâneas em pleno funcionamento, e que a empresa já adquiriu 58 propriedades no local, além de buscar entendimento com as duas famílias que ainda estão hospedadas no hotel. A assessoria declarou ainda que não tem conhecimento de que tenha havido a confirmação de casos de doenças diretamente relacionadas com as atividades que desenvolveu no município. (Vencesláu Borlina Filho. VBF)
___________________________________________________________________

Com relação a essas Barreiras hidráulicas e estações de tratamento de água, eu acho que é tudo "PRA INGLÊS VER". "Duvideodó" que eles vão conseguir/querer/ recuperar ou inverter o processo de contaminação do bairro. Primeiro: porque se eles se preocupassem conosco e com o nosso país, não teriam agido da maneira que agiram, pois sabiam o que faziam, o que manipulavam, já vieram proibidos de e em outros países. Aqui foram décadas seguidas de irresponsabilidade e descaso! São toneladas de solo com produtos tóxicos entranhados nele, e que, por não serem solúveis na água, estão se dispersando, aos poucos, na água do lençol freático e tudo isso já passou para a cadeia alimentar e... e sei lá... "malemá" tenho conseguido saber de mim! Últimamente tenho tido dificuldade até para falar, para me expressar!
até! volto depois.

sexta-feira, 10 de março de 2006

 

imprevistos, visitas!!!

essa é uma foto de 1931, da sala de aula da minha mãe, que está à direita, última fila, com uma fita no cabelo.
10/03/06. 16:28hs.

Hoje eu estava com a corda toda para escrever, porém quando já me preparava para vir para o computador, chegou uma amiga.
Não tenho andado bem para visitas e amigas, quero ficar só, com meus pensamentos, minhas dúvidas, ansiedades, revoltas e etc., ...mas... hoje não deu para escapar o pior é que, daqui a pouco, vai chegar outra que disse que quer falar comigo.
...amanhã eu volto, mas antes vou colocar uma foto.

quarta-feira, 8 de março de 2006

 

começar do ZERO?? POR QUE???

MINHAS FORMINHAS, O MINI QUEIJO C/ GOIABADA DA MULTINACIONAL E AS PILHAS, como parametro PARA O TAMANHO DO PRODUTO.



MEU CARTÃO ( 2000)

... esse nº de celular não é mais meu, na época, não recadastrei e perdi o nº.














minhas forminhas de mini-queijo (foto de 2001) Meg e Sara ao fundo (foto de 2003)
200 forminhas +ou- , e as forminhas de espetinho
de queijo que eu ainda fazia pouco e nem coloquei
para ressarcimento.


10:1ohs
Vou escrever só um pouco, porque tenho que ir para Campinas ver minha mãe.
É o seguinte:- É justo eu ter que começar do ZERO, com 60 anos?
...eu diria que sim, se meu fracasso ou a interrupção da minha vida fosse em conseqüência de incapacidade minha., porém eu estava muito bem no meu negócio que estava em "visível" e concreta ascenção. Em agosto/setembro de 2000 eu comecei fazer mini-queijos com goiabada, temperado-mini e frecal-mini.
Pois bem, em fevereiro de 2001, quando a SHELL me mandou parar de produzir e comercializar meus mini-queijos, meu leite, e não consumir minhas frutas, legumes e etc. ela começou me ressarcir pelo prejuízo. O que ela me pagava em 2001, ela continhua pagando até hoje, sem reajuste nenhum, me paga o bruto é verdade, mas... mesmo assim, defasado, depois de 5 anos.
Encurtando a lenga-lenga:- Hoje uma Multinacional fabrica mini-quijos com goiabada e etc., fornece, com esclusividade(?), para uma rede de Lanchonetes (Multinacional)( aquela que tem " ...ald's " no final) e a Shell diz que ninguém pode garantir que meu negócio ia dar certo, que podia ter dado em nada!!! Com minhas vacas é a mesma coisa, não deixei elas criarem livremente ( 1 bezerro por ano) porque se não posso usar o leite, não devo deixar criar, apesar que tive que enxertar algumas vezes porque... explico:- Uma vaca entra no cio a cada 21 dias, as contrações do cio são fortes e em vacas que já criaram algumas vezes, essas contrações, não seguidas de "gravidez", podem causar um "prolapso uterino", ou seja, o útero sái pra fora e isso aconteceu com uma vaca minha, a Chica, então, para não perder a vaca, o veterinário mandou enxerta-la.> enxertar é "namorar", "fazer nene"!!
Eu trouxe um touro e daí ele fez a festa, dele e delas, pois ele "namorou" todas!!
Só que a Shell diz que meu rebanho poderia não ter aumentado mais, pois poderia dar alguma doença ou algum problema, que eu não previ e... ...pois é, comecei criar vacas em 1986/87, nunca morreu nenhuma vaca minha até 2001, mas só porque é para "calcular" meu prejuízo, pra Shell se responsabilizar, de 2001 até 2006, morre tudo!!!!

Meus mini-queijos, só com as Multinacionais é que dão certo, minhas vacas poderiam ter morrido e etc..
Tenho fotos das forminhas de mini-queijo que eu fiz. Eu sou artesã e quando quero fazer algo, faço desde o começo.
Vou colocar as fotos das forminhas e do meu cartão (eu tinha um disque mini-queijo).
Não estou coseguindo conexão com o blog para publicar as fotos, tentarei depois.

16:12hs.
consegui colocar as fotos e pela 1ª vez publiquei as fotos da forminha junto com o queijinho das Multinacionais. Não sei se eu podia fazer isso, mas se não podia alguém me avisa, que eu tiro, ou senão, deixa elas abrirem processo contra mim também!



terça-feira, 7 de março de 2006

 

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Preço, no mercado, de algumas frutas que eu tinha em casa e que nas avaliações da Shell me foi oferecido R$ 35,00 por árvore produzindo. Dá para perceber, que o que ela quer me pagar por árvore não chega a ser o preço do quilo de algumas frutas? Sem contar que eu tive que esperar mais de 15 anos para o pomar começar produzir e hoje, com mais 15 anos passados(+ou-), ter uma produção total. ...e a Shell diz, nos jornais e nas ações que move contra mim, que eu que quero tirar proveito da situação!!!!!!!!!!!!!! Não é o cúmulo???
amora 100gr= R$ 3,99
caju 350gr= R$ 5,99
jaca 1 kg= R$ 1,99
jaboticaba 1kg= R$19,90






















oi!
07/03/06.

to brava hoje.
sabe quando vc. ouve uma coisa que não gostaria de ouvir, que acha absurdo?
pois é, ouvi, mas quem me falou também ouviu, o que, talvez, não quisesse...ou quisesse, sei lá.
dizem que quem fala o que quer ouve o que não quer, poderia ser mais ou menos isso o que aconteceu.
... e foi assim que mais uma vez tive a certeza de porque as Multinacionais, invadem nosso país, deitam e rolam em cima das nossas riquesas, vidas e saúde e saem lindas e belas, impunes na sua glória de predadoras assassinas.
... mas eu já disse e repito:- eu quebro, mas não envergo.

segunda-feira, 6 de março de 2006

 

eu... hoje... presente... futuro???



Sr. Renato, Marlene, pimenta amarela e pimenta doce (2006) Meg, Lolita e Chica

06/03/2006.
Oi!

Ainda no hotel...
Conformada? Revoltada? Esperençosa? Confiante?
-...um pouco de tudo, tudo de uma vez, um de cada vez e as vezes nada de tudo isso, mas paz e segurança, eu garanto, que não sinto, nem tenho.
Tristeza, quem quiser ver, vai ter que buscar, escondidinha, no fundo dos meus olhos.
vou parar. depois volto, quero contar umas coisas, coisinhas mínimas , mas que sinto falta e que para mim são enormes...

Agora é mais tarde. 16:22hs.
Sabe, outro dia, como outros tantos, fui até o local onde o Sr. Renato Lanza tem plantação. Vou sempre lá; eu, a Marlene, Marta, a Giovana e outras amigas minhas e do Sr. Renato. A gente gosta de ficar conversando e aprendendo coisas com ele. Ele sabe plantar de tudo. Da última vez que fomos lá, ele e o filho, Marcílio, estavam colhendo pimenta. Levei duas jacas, de casa, lá, esta amadurecendo, cada uma pesa mais de 10 quilos; é jaca dura, não encontro jaca dura em lugar nenhum, tenho que ver se consigo uma muda (galho) de lá de casa, um engenheiro agrônomo, ex-aluno do meu pai, me ensinou plantar a muda pelo galho. A gente corta um galho sadio (mais fino que um cabo de vassoura), faz uma ponta nele, "finca" na terra e a muda pega. Já fiz isso com um galho de jaboticaba e deu certo, mas quando ela estava com quase 50cm. de altura, deu uma enchente ela ficou embaixo d'água por mais de 15 dias e morreu. Aprendi, também, que "maio é o mes do "gáio"(galho)" dizem, que nesse mês tudo que for plantado de "gáio", pega. Vou ver se, esse ano, consigo pegar um galho de todas as minhas frutas e plantar. Só que tenho que plantar num lugar definitivo, numa terra minha, será que conseguirei?

Acho que não dá para vcs. imaginarem o que é querer plantar, sentir necessidade de ver uma árvore, que vc. plantou, brotar!
Cada folhinha é como uma vitória, como um filho! é lindo! a emoção, é uma sensação que, esquentando o coração, enche o peito de amor, de paz, de orgulho, de satisfação, é como se a gente fosse um deus e tivesse o poder da vida nas mãos. Ver brotar é ver nascer!!! e é lindo!!! ainda mais se foi vc. que deu as condições para esse nascimento!
Lá em casa eu sempre plantei. Eu tinha horta! Eu plantei árvores frutíferas também e até umas flores.
Isso foi até 1992, pois em 1992 comecei ter umas coceiras nos braços, rosto, mãos e um pouco no corpo. Fui ao médico e ele disse que era dermatite de contato. Eu não podia encostar em uma folha ou capim , que no dia seguinte eu estava em fogo!!!

VOU PARAR, DEPOIS VOLTO ESCREVER AQUI. ESSA DERMATITE DE CONTATO ERA CAUSADA PELA CONTAMINAÇÃO. DEPOIS EXPLICO PORQUE CHEGUEI A ESSA CONCLUSÃO. EM 2001, QUANDO A SHELL MANDOU UM CARA PARA "ESPIONAR" A GENTE, EU FALEI PARA ELE QUE PROVAVA QUE A DERMATITE DE CONTATO ERA DE LÁ. ELE NÃO QUIS QUE EU PROVASSE, PORÉM EU SEI E VOU FALAR PORQUE SEI.






quinta-feira, 2 de março de 2006

 

...retalhos.. de 05/08/05...

meu paneleiro
meu fogão de lenha
minha casa, janeiro de 2006




05/08/05. 6ª feira. 21:hs. OLÁ!!! HOJE MEUS ADVOGADOS TERMINARAM A "PETIÇÃO" QUE SERÁ ENTREGUE PARA O JUÍZ NA 2ª FEIRA DIA 08/08/05 COMO FOI DETERMINADO NA AUDIÊNCIA COM A JUÍZA HÁ DOIS MESES.
DAS MAIS DE 50 (cincoenta) PROPRIEDADES QUE VI, MANDEI 12 (doze) PARA MEUS ADVS., E SELECIONAMOS 8 (oito). AGORA É SÓ ESPERAR E NÃO OLHAR PRA TRÁS, SENÃO, COMO JÁ DISSE, ... VIRO ESTÁTUA DE SAL....até que estou, relativamente, bem. Consegui me anestesiar, endurecer meu coração, me convencer que não tive passado... ...só que hoje a tarde, conversando com uma amiga, que freqüentava minha casa, que admirava meu artesanato, que tomava meu leite (das minhas vacas) comia meu queijo, minhas geléias, licores, pães, meus bolos, tortas e tudo de bom que eu sempre amei fazer, eu chorei, chorei quando ela me disse que de todos que foram prejudicados lá, eu (e meus filhos) era a única que ia sofrer realmente. pois a minha vida era aquilo ali. ... e realmente, minha vida era aquilo ali. ...e se minha vida "era", realmente eu já não existo mais. É isso que sinto. E não tenho mais vontade de viver. Eu gostava tanto de mim! Que falta vou me fazer! Não sei se sobreviverei sem mim. Digo isso, pois eu sou aquele fogão de lenha, aquela casa sem terminar, mas sólida como uma rocha, que meu pai fez com todo o amor do mundo, sou aquela cocheirinha, eu sou aquelas árvores, todas elas, eu sou aquele chão cheio de bosta de vaca, eu sou todas aquelas folhas que o vento derrubava no chão, eu sou, até, aquele cheiro de veneno que vinha da fábrica (SHELL) em frente, sou aquelas pedras do caminho, sou o vento que corria pelo capim e cana, que plantei, que também sou eu, sou o dia, a noite, o sol, a chuva que caía lá! Sou as nuvens que passavam, os pássaros que voavam, cantavam, sou cada fruta, cada folha daquelas árvores... sou o luar de lá!!!!! Eu cobria tudo de prata!!O chão, o capim, o mato, as vacas, as árvores, tudo eu pintava de prata!!!!.....e hoje tenho que me vestir de preto, eu morri.
Eta mundo cão.
Tinha uma frase, que escrevi numa parede do meu atellie, que eu amo, dizia:-
"O sofrimento faz o homem pensar, pensar faz o homem sábio, a SABEDORIA faz a vida tolerável." eu sabia de quem era essa frase, agora esqueci.
tem outra :- "Nem toda a ciência do homem seria suficiente para medir a extensão da sua ignorância."

quarta-feira, 1 de março de 2006

 

mais um retalho...

...Ca com meus botões... 11/05/2005.

pouco estava pensando em mim e me dei conta, que, se eu fosse um livro, esses dois anos que estou no hotel, seriam páginas em branco! Não que eu não tenha vivido nada e sim que só fui e não fiz!! Não que eu não tenha feito nada e sim que apesar de fazer eu não fui!! Dá para entender? É que, para mim, para eu ser eu tenho que fazer, digo fazer no sentido de produzir, criar, deixar meu caminho marcado. Nem eu to entendendo direito o que estou sentindo, porém, resumindo, parace que tenho me sentido uma inútil!! No hotel não dá para eu ser eu! Eu sou outra coisa, diferente do que tenho que ser aqui! Não que eu tenha mudado minha maneira de pensar, não que minha essência tenha sido alterada, não é isso!! Acho que é porque estou acostumada colher o que planto e isso que estou "colhendo"aqui, eu não plantei!! Na "minha" vida real, sempre colhi laranja quando plantei uma laranjeira, nunca pude conceber que ao plantar laranja colheria abacaxi, eu juro!! Não quero dizer, também, que tudo é ruim aqui no hotel, pois tem seu lado super positivo(?), dependendo do ângulo que vc. olha e eu tenho, por princípio, olhar sob todos os ângulos possíveis e imagináveis, só que não é o que escolhi pra mim, não é o que me faz feliz ou que me faz sentir viva! Aqui eu vegeto! Tenho minha vida em suspenso! Perdi toda vontade de viver!! Por vezes penso "que bom seria se eu dormisse e não acordasse mais!!"

Porém eu sempre reajo e tento fazer alguma coisa por, ou para, alguém e melhoro.

botões à parte... 12/05/2005.

Outro dia de calor e sol, mesmo sendo, quase, inverno. Não estou triste. Até que estou bem bem, não dizem "bem mal"? pois é, estou, até que, bem bem. Estou pensando... querendo querer algo...estou sem chão...não dá para construir onde piso, fincar alicerce...não quero que destruam de novo a minha vida, os meus sonhos, o meu amor... estou sem nada no meu peito, na minha mente. Fiquei triste, é duro não poder existir....

...susto, pavor, agonia... 13/05/2005.

Ontem, quando entrei na internet à noite, 23Hs.+/-, fui ler um e-mail que recebi. "Dizia que hoje (ontem) saiu publicado no Diário Oficial, despacho do Juiz no processo que a Shell entrou para me obrigar a vender a chácara, determinando, para tentativa de conciliação, uma audiência no dia 08 de junho de 2005." Gelei, suei, meu coração disparou, o peito ficou "oco", deu dor de barriga, dor no estomago a agonia e o desespero tomaram conta de mim e comecei chorar, chorar mesmo, pensei que ia morrer. Me imaginei sem minha casa! Eu os via demolindo minha casa, como demoliram tudo lá, me senti a última das criaturas; sem teto, sem chão, sem passado, sem presente e sem futuro, pois creio que nunca mais vou acreditar que poderei morar, pra sempre, onde eu fincar raízes de novo, se é que vou conseguir querer outro lugar, pois sem fé, sem crer e sem esperanças como se pode querer ou ter condição de viver?? eu quero a minha casa!! sem contaminação, com a água pura, com tudo que meu pai construiu e plantou com todo amor e felicidade do seu coração. Ta difícil, gente! Dói! É injustiça eu ter que dar a minha vida, assim, trocada por dinheiro!! Eu não sei o que será esse "acordo", acho que não vão deixar eu voltar nunca mais pra lá!! ... e isso me mata! isso é tudo que eu nunca quis!!! sair de lá é sair de mim! conheço e amo cada grãozinho daquele chão! Lá eu me sinto dona do mundo! Lá eu não sinto medo de nada!

Ainda estou em "estado de choque"(?) pela notícia, pois ela me leva perto de uma realidade, que não quero, mas que terei que aceitar.... e eu nunca fui de fugir de nada. Pelo resto de minha vida, sei que vou chorar muito, como estou chorando agora e desde ontem, mas... quem pode com o poder? Espero poder responder, um dia, que é a JUSTIÇA. Confio, cegamente, nesse Juiz daqui.


Vida, amor, trabalho, liberdade, felicidade, autonomia, alegria, prazer, passado??? 10/05/2005

"CADÊ?"

"CADÊ" EU??!!...que corria pelo mato, que amava o que fazia, tinha e produzia???!!

"CADÊ" EU??!!...que lutava com a vida, brigava com o mundo e vencia sempre??!!

"CADÊ" EU??!! ...que superava todos obstáculos que encontrava no caminho?!

"CADÊ" EU??!!...que todo dia criava uma peça nova no artesanato que fazia?!

"CADÊ" EU??!!...que podia acariciar meus gatos e cachorros e falar com eles?!

"CADÊ" EU??!!...que tirava leite, fazia queijo e agradecia minhas vacas por isso?!

"CADÊ" EU??!!...que fazia pão, bolo, doce, geléia, licores, queijos, tortas e ficava toda "inchada" com os elogios??!!

"CADÊ" EU??!!...que plantava, colhia e acompanhava, com amor, cada plantinha?!

"CADÊ".....

DOMINGO!!!!!15/05/2005.AINDA ESTOU ANGUSTIADA. QUANDO PENSO QUE TEREI QUE ENFRENTAR A SHELL, UM JUIZ, UMA AUDIÊNCIA, AQUELA AUSTERIDADE TODA, EU TREMO NA BASE. TENHO MEDO, ESTOU COM MUITO MEDO, QUERIA SUMIR E NÃO TER QUE VIVER MAIS ISSO, QUERIA NÃO TER QUE PASSAR POR MAIS ESSA HUMILHAÇÃO! POIS PARA MIM É HUMILHANTE TER QUE COBRAR O QUE É MEU, O QUE ME TIRARAM! SINTO VERGONHA POR ELES, POIS SE EU TIVESSE FEITO PARA A SHELL O QUE ELA FEZ PARA MIM, EU NÃO TERIA CORAGEM NEM DE LEVANTAR O OLHAR DO CHÃO!! E ELA, AO CONTRARIO, ME ACUSA, ME HUMILHA, ME PISA E DESDENHA DE CIMA DO SEU PODER, DO SEU DINHEIRO!!! EU NÃO SOU NADA, EU NÃO SOU NINGUÉM , MAS EU EXISTO, EU SINTO, EU AMO, EU SOFRO, TENHO SONHOS E TINHA PLANOS DE FELICIDADE.... ...ESTOU TRISTE! MUITO TRISTE....ACHO QUE VOU ATÉ MINHA CASA, TENHO ORDEM DO JUIZ PARA IR. ...MAS ACHO, QUE COM TANTA TRISTEZA NO MEU CORAÇÃO, SE EU FOR VAI SER PIOR. TODA VEZ QUE CHEGO LÁ EU CHORO ENTRE RISOS; DE FELICIDADE POR ESTAR EM CASA, DE TRISTEZA POR ESTAR PERDENDO MEU PARAÍSO, MINHA SEGURANÇA, MINHA ALEGRIA E FELICIDADE. É UMA COISA TÃO FORTE QUE ME ABRAÇA QUE ME FAZ RIR E CHORAR AO MESMO TEMPO! SAUDADES DA FELICIDADE, DA VIDA, DA PAZ E MEDO DO FUTURO LONGE DE LÁ. DURANTE OS TRINTA E POUCOS ANOS QUE MOREI LÁ EU NUNCA PRECISEI TRANCAR UMA PORTA, EU VIAJAVA PARA SP, IA ENTREGAR LEITE E QUEIJO, IA NO PASTO BUSCAR AS VACAS E NUNCA PRECISEI TRANCAR UMA PORTA, FECHAR UMA JANELA E ISSO A CINCO MINUTOS DE PAULÍNIA E 30 MINUTOS DE CAMPINAS. COMO, QUANDO E ONDE VOU TER ISSO DE VOLTA? COMO, QUANDO E ONDE VOU TER ESSA SEGURANÇA DE NOVO? SÓ SE UM MILAGRE ACONTECER E ELES DESCONTAMINAREM MINHA ÁGUA, MINHA TERRA E DEIXAREM EU VOLTAR PRA LÁ.

30/05/05. 11:05HS. DEMOROU , MAS VOLTEI. NÃO TENHO MUITO PARA FALAR, CREIO, PORÉM, QUE ESSE VAZIO QUE ESTÁ DENTRO DE MIM É FUGA. PROCURO NÃO PENSAR , NÃO SENTIR, NÃO EXISTIR PARA NÃO SOFRER. UMA REALIDADE E UM FUTURO TERRÍVEL ESTÃO MUITO PRÓXIMOS DE MIM E TENHO QUE BUSCAR FORÇAS PARA ENFRENTAR TUDO E ACHO QUE POR ISSO ESTOU "POUPANDO ENERGIA"! TOMARA QUE ELES NÃO CONSIGAM ME INTIMIDAR, ELES SÃO A PRÓPRIA INQUISIÇÃO. PREPOTENTES, ARROGANTES, CÍNICOS, OU SEI LÁ O QUE ... SE É QUE SÃO ALGUMA COISA ALÉM DE IRRESPONSÁVEIS CAPITALISTAS, QUE PÕE O DINHEIRO ACIMA DA VIDA, DO AMOR, DO RESPEITO AO PRÓXIMO° DA PROPRIEDADE ALHEIA.

13:57HS. VOU ESCREVER UMA FRASE QUE LI ONTEM, DIZIA:- "A IMORTALIDADE MOSTRA A AGRICULTURA COMO A INOVAÇÃO NA RELAÇÃO DO HOMEM COM SEU "HABITAT". GERAR OS PRÓPRIOS ALIMENTOS É CRIAR CONDIÇÕES PARA A SOBREVIVÊNCIA, É CULTIVAR A PRÓPRIA VIDA."... E EU NÃO ESTOU NEM PODENDO PLANTAR UMA FLORZINHA!!! ATÉ ESSE DIREITO, ESSE PRAZER, ESSA NECESSIDADE QUE TENHO, FOI USURPADA DE MIM.... AH! MAS ISSO VAI MUDAR! VOU TER DE NOVO MEU CHÃO.... SE VOU...

31/0505.oi, não vou escrever nada, estou de saída, vou para Campinas e volto à tarde.

Ô TAVU PENSANO NOS MEUS BICHINHOS!! SINTO TANTA FALTA DELES!!! DESDE CRIANÇA TIVE ANIMAIS, TUDO QUE É CACHORRO OU GATO QUE EU ACHAVA NA RUA EU TRAZIA PARA CASA, MINHA MÃE FICAVA LOUCA COMIGO. MEUS FILHOS TEM O MESMO COSTUME MEU, SÓ QUE EU NÃO FICO BRAVA, PEGO O BICHINHO DA MÃO DELES E LOGO VOU DAR LEITINHO, COMIDINHA E TUDO MAIS. DAQUI PRA FRENTE VOU FALAR MAIS DOS MEUS ANIMAIS. SEM ELES TENHO ME SENTIDO AMPUTADA.


 

Uma história do Recanto dos Pássaros














Cuidado
com multinacionais!!O progresso(?) que elas trazem pode custar caro. Vigie sempre e cobre do Município e dos órgãos competentes a fiscalização e o esclarecimento do que elas vão fazer ali.




Uma história do Recanto dos Pássaros

“Volto meu pensamento para o ano de 1955!
- Alegria! Papai comprou um pesqueiro às margens do rio Atibaia, em Paulínia, para nossas férias e fins de semana.
Paulínia! A igreja, a padaria, o açougue, o armazém, o coreto e a estação de trem!
O pesqueiro! No Poço Fundo (hoje Recanto dos Pássaros)! A mata virgem! A água limpa do rio! O cheiro da mata! Os serelepes! As borboletas! Os sagüis! As jaguatiricas! O lobo Guará! Que medo! Que alegria no mato catando favas de baunilha que caiam das orquídeas! Quanta farra, nadando e pescando no rio! Quanta beleza na piracema, milhares de peixes subindo o rio!
Tijolo por tijolo meu pai construiu o nosso refúgio! Por vezes levava o saco de cimento nas costas, da “Vila” até lá (5 quilômetros). A areia grossa, tirava do meio do rio, a fina do barranco e o tijolo, feito a mão, o “Zé Joaquim” levava no carro de boi! Quanta felicidade formando o pomar! Acompanhando o crescimento de cada muda! A primeira flor, o primeiro fruto de cada espécie, que era sempre dividido entre nós! Lá era o nosso Paraíso.
Em outubro de 1971 meu pai faleceu, em dezembro mudei para lá. Na mesma década a Shell se instalou no meu portão. Imponente, poderosa, dominadora e arrogante! Era o “Progresso” que chegava! O “Desenvolvimento”, o “emprego para o povo”! O ar, misturado com a fumaça das chaminés, passou a cheirar formicida! O vento trazia um cheiro ardido que queimava os olhos e fazia vomitar! A água passou ter gosto de remédio! As particulas, que vinham, em brasa, da chaminé e caiam na nossa casa, pomar e terreiro, a gente não sabia o que era e chamava de vagalume vermelho...
Em 1995 a autodenuncia. Em fevereiro de 2003 a interdição do bairro. Em abril de 2003 a remoção dos moradores.. Em 1º de abril de 2004 recebo um Mandado de Citação, ...”ação de execução provisória de obrigação de fazer”! Obrigação de vender “meu Paraíso”! E em meio a muitas humilhações só faltou a inversão dos fatos!
Hoje me encontro hospedada em um hotel de Paulínia, pago pela Shell, não por vontade própria ou opção e sim para cumprir ordens e obedecer à justiça.
Humilhações, restrições, discriminações, falta de privacidade e imposições passaram fazer parte da minha vida depois que fui obrigada, até intimidada, com possível remoção com força policial, caso não desocupasse, por bem, o “meu” imóvel e viesse me instalar num hotel da região, ou seja, para o confinamento.
Desfrutando de um cardápio farto, porém não compatível com minhas necessidades, tento me adaptar.
Vivendo entre quatro paredes, respeitando regras e horários, tento sobreviver com equilíbrio e dignidade.
Separada do meu trabalho, dos meus animais, da minha maneira de viver, da liberdade e autonomia que sempre desfrutei, procuro não sucumbir.
Decepada nas minhas raízes, obedecendo a determinações e cumprindo a lei, agonizo.
Nunca, em minha vida, cogitei sair da minha casa, onde eu colhia minhas frutas e verduras o ano todo, onde eu tinha a paz necessária para fazer meu artesanato, onde eu criava minhas vacas, onde, e donde, tirávamos o sustento da família.
Em nenhum momento ninguém se mostrou responsável ou se preocupou com a extensão dos danos causados, só querem tomar posse da minha chácara pelo preço que eles estipularam e “remediar” o local, já que é “quase impossível recuperar”. E quem perde com isso? É o povo brasileiro! Porém não têm dinheiro que pague a vida, os sonhos, os anseios, a felicidade, o amor, a segurança e o sorriso de uma criança de barriga cheia!
Omissões e acidentes criminosos contra o meio ambiente continuam impunes por esse Brasil afora. Multinacionais continuam envenenando nossa água, nosso solo, nosso ar, nossa saúde.
E os órgãos Municipais competentes o que fazem de concreto?
Usam o evento para ganhar eleição?
Planejam grandes Parques Florestais em área contaminada?
Mandam a gente economizar água para não faltar para as Multinacionais envenenarem?’’

Ciomara de Jesus Rodrigues
Moradora do Recanto dos Pássaros há 32 anos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?