quarta-feira, 22 de março de 2006

 

SAÚDE!!!!????

OLÁ!

Vou colar aqui um artigo que copiei (e colei) da internet, fala sobre produtos teratogênicos, mutagênicos e etc..
Colei uma coisa que me interessou muito. É sobre a talidomida. A talidomida é teratogênica, ou seja, quando uma mulher toma um remédio com essa
"substância" durante a gravidez o nenê nasce com deformidades físicas, nas mãos, bracinhos e etc..
...então, pois é, leiam a matéria:-

Talidomida


Além de ser difícil de se demonstrar efeitos teratogênicos associados a fatores químicos artificiais (produzidos por síntese em laboratórios) ou naturais (produzidos por plantas ou animais), os resultados obtidos através de experimentos com animais podem induzir a conclusões erradas. Por exemplo, se antes de ter sido comercializada, a talidomida tivesse sido testada, o número de vítimas teria sido muito maior. Alguns países não forneceram licença para comercializar o medicamento porque os teste com roedores não haviam sido realizados. O problema é que com esses testes a droga teria sido considerada segura, pois para camundongos e ratos a talidomida não é teratogênica.

Incidências e causas de anomalias congênitas

Knuppel e Drukker (1995), recentemente consideraram responsável por 30% das anomalias congênitas a herança multifatorial, sendo a mendeliana e os distúrbios cromossômicos, por 20% e as drogas e agentes ambientais por 8% e 42% restantes de etiologia desconhecida. É importante ressaltar a maior incidência de ocorrência de anomalias congênitas do que as induzidas por fármacos, mas estes exercem algum papel nos 42% de etiologia desconhecida. Também levamos em conta que a Talidomida e o Dietilestilbestrol são teratógenos raros e que causam anomalias de fácil identificação no feto; os efeitos podem ser de espécie-específicos: os primatas e homens são sensíveis à talidomida enquanto os ratos, camundongos e coelhos não são. Então as características genéticas determinam em parte, a sensibilidade a diversos teratógenos.
____________________________________________________________________
______________________________________________________________

...bom, vcs. me perguntariam porque achei interessante isso e eu digo, (antes esclarecendo que sou leiga, mas curiooooooosa pra dedéu):- Os organoclorados, ( drin's) diz a Shell, que tem a patente do "produto", só causa câncer em ratos; diz que foi testado e etc., mas que em seres humanos não. Sei também que não existe nenhum estudo conclusivo que afirme que os drin's (aldrin, dieldrin, endrin e etc., patente da Shell) causam câncer e nem que não causam, pois para isso teriam que fazer teste em pessoas; li também que pessoas, trabalhadores, que manusearam o produto, foram contaminados, só que o que aconteceu com eles 20/30 anos depois, ninguém sabe e se sabe não diz.
não sei se o que penso e escrevi tem algum sentido, mas...
vou sair da internet, está armando um temporal feio e quando isso acontece a energia do hotel "pifa".

...quero falar sobre a garantia da nossa saúde no futuro.( nossa que eu digo é dos moradores do bairro contaminado pela Shell, moradores reais, não de um bando de pessoas que nunca moraram lá e dizem que moraram)
(tem muito oportunista nesse Caso Shell e os que realmente viveram lá e talvez possam ter sua saúde comprometida e vida afetada é que são prejudicados. É difícil separar o jôio do trigo e a Shell não tem lá muito interesse em fazer isso, pois quem tem direito pode ganhar e A JURISPRUDÊNCIA ser "instalada", daí os outros vão no "vácuo" dos que tem direitos. Um "funcionário" da Shell me disse, uma vez, que eu sou "boi de piranha".
...também, pudera, né?? se eu não for, quem poderia ser?
ciomara
ps. leiam meus "arquivos" de fevereiro, no final dessa página tem onde "clicar"

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?