segunda-feira, 6 de março de 2006

 

eu... hoje... presente... futuro???



Sr. Renato, Marlene, pimenta amarela e pimenta doce (2006) Meg, Lolita e Chica

06/03/2006.
Oi!

Ainda no hotel...
Conformada? Revoltada? Esperençosa? Confiante?
-...um pouco de tudo, tudo de uma vez, um de cada vez e as vezes nada de tudo isso, mas paz e segurança, eu garanto, que não sinto, nem tenho.
Tristeza, quem quiser ver, vai ter que buscar, escondidinha, no fundo dos meus olhos.
vou parar. depois volto, quero contar umas coisas, coisinhas mínimas , mas que sinto falta e que para mim são enormes...

Agora é mais tarde. 16:22hs.
Sabe, outro dia, como outros tantos, fui até o local onde o Sr. Renato Lanza tem plantação. Vou sempre lá; eu, a Marlene, Marta, a Giovana e outras amigas minhas e do Sr. Renato. A gente gosta de ficar conversando e aprendendo coisas com ele. Ele sabe plantar de tudo. Da última vez que fomos lá, ele e o filho, Marcílio, estavam colhendo pimenta. Levei duas jacas, de casa, lá, esta amadurecendo, cada uma pesa mais de 10 quilos; é jaca dura, não encontro jaca dura em lugar nenhum, tenho que ver se consigo uma muda (galho) de lá de casa, um engenheiro agrônomo, ex-aluno do meu pai, me ensinou plantar a muda pelo galho. A gente corta um galho sadio (mais fino que um cabo de vassoura), faz uma ponta nele, "finca" na terra e a muda pega. Já fiz isso com um galho de jaboticaba e deu certo, mas quando ela estava com quase 50cm. de altura, deu uma enchente ela ficou embaixo d'água por mais de 15 dias e morreu. Aprendi, também, que "maio é o mes do "gáio"(galho)" dizem, que nesse mês tudo que for plantado de "gáio", pega. Vou ver se, esse ano, consigo pegar um galho de todas as minhas frutas e plantar. Só que tenho que plantar num lugar definitivo, numa terra minha, será que conseguirei?

Acho que não dá para vcs. imaginarem o que é querer plantar, sentir necessidade de ver uma árvore, que vc. plantou, brotar!
Cada folhinha é como uma vitória, como um filho! é lindo! a emoção, é uma sensação que, esquentando o coração, enche o peito de amor, de paz, de orgulho, de satisfação, é como se a gente fosse um deus e tivesse o poder da vida nas mãos. Ver brotar é ver nascer!!! e é lindo!!! ainda mais se foi vc. que deu as condições para esse nascimento!
Lá em casa eu sempre plantei. Eu tinha horta! Eu plantei árvores frutíferas também e até umas flores.
Isso foi até 1992, pois em 1992 comecei ter umas coceiras nos braços, rosto, mãos e um pouco no corpo. Fui ao médico e ele disse que era dermatite de contato. Eu não podia encostar em uma folha ou capim , que no dia seguinte eu estava em fogo!!!

VOU PARAR, DEPOIS VOLTO ESCREVER AQUI. ESSA DERMATITE DE CONTATO ERA CAUSADA PELA CONTAMINAÇÃO. DEPOIS EXPLICO PORQUE CHEGUEI A ESSA CONCLUSÃO. EM 2001, QUANDO A SHELL MANDOU UM CARA PARA "ESPIONAR" A GENTE, EU FALEI PARA ELE QUE PROVAVA QUE A DERMATITE DE CONTATO ERA DE LÁ. ELE NÃO QUIS QUE EU PROVASSE, PORÉM EU SEI E VOU FALAR PORQUE SEI.






Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?