quarta-feira, 5 de setembro de 2007

 

ÁREAS CONTAMINADAS/ CETESB, SHELL PAULÍNIA





ANTES MESMO DA CETESB DAR A LICENÇA DE FUNCIONAMENTO, A SHELL JÁ JOGAVA SUAS TONELADAS DE PRODUTOS TÓXICOS NA MINHA ÁGUA, NAS MINHAS FRUTAS E NA MINHA VIDA.
EU NÃO SABIA O QUE ESSA BESTA FERA FAZIA NA FRENTE DA MINHA CASA, MAS A CETESB SABIA E O MÚNICÍPIO DE PAULÍNIA TAMBÉM,
POIS RECEBIA OS IMPOSTOS!!!!
EXISTEM SEQÜELAS NA NOSSA SAÚDE, TANTO MENTAL, EMOCIONAL, PSICOLÓGICA COMO FÍSICA.
QUEM VAI SE RESPONSABILIZAR??
OU MELHOR, QUEM VAI NOS DAR, OUTRA VEZ, O PÉ NA BUNDA???


Placa na entrada do bairro RECANTO DOS PÁSSAROS EM PAULÍNIA, CONTAMINADO POR AGROTÓXICOS E OUTRAS TANTAS SUBSTÂNCIAS TÓXICAS PRODUZIDAS E MANIPULADAS IRRESPONSÁVEL E NEGLIGENTEMENTE PELA SHELL E COM O CONHECIMENTO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES DO MUNICÍPIO DE PAULÍNIA.



ETA (estação de tratamento de água), (em funcionamento desde 2005) da Shell no Bairro Recanto dos Pássaros (antigo e real Bairro Poço Fundo) em Paulínia S.P.


SE NÃO TEM PERIGO PRA SAÚDE, POR QUE FAZER TUDO ISSO???
...OU SERÁ QUE O MEIO AMBIENTE NÃO INTERFERE NA SAÚDE???
(quero só ver o que a "justiça" vai "resolver")

LEIA O RELÁTORIO DA CETESB.
VOU ACHAR E ANEXAR NESSE BLOG, UM COMUNICADO DA CETESB DIZENDO QUE NÃO HAVIA PERIGO OU SEI LÁ O QUE.
VOU PROCURAR NOS MEUS "PAPÉIS" E COLOCAR AQUI.



clic na imagem, que ela fica grande, e você pode ler


Soil Vapor Extraction (SVE)
Sistema de extração de vapores no solo
O Sistema de Extração de Vapores no Solo (SVE) é uma tecnologia de remediação aplicada para zona não saturada, onde aplica-se vácuo com o objetivo de induzir o fluxo controlado de ar e assim remover contaminantes voláteis e semivoláteis do solo.
Em seguida, o gás retirado deve passar por uma extração de tratamentos de vapores. Extrações verticais são utilizadas em profundidades que variam de 1,5 a 90 metros . Extrações horizontais (instaladas em trincheiras ou furos horizontais) podem ser instaladas como garantia, dependendo da geometria da pluma e outras especificidades.
Um rebaixamento do lençol freático pode ser utilizado para reduzir a elevação do nível d'água no poço induzido pelo vácuo ou aumentar a faixa de zona não saturada. A injeção de ar é efetiva para facilitar a extração em contaminações profundas, em baixas permeabilidades e em zona saturada.
O grupo alvo de contaminantes do SVE são os Compostos Orgânicos Voláteis, (VOCs) e alguns combustíveis. A tecnologia é aplicada somente para compostos voláteis com constante da Lei de Henry acima de 0.01 ou pressão de vapor maior que 0.5 mmHg ( 0.02 polegadas de Hg). Outros fatores, como umidade e quantidade de matéria orgânica, afetam a permeabilidade de ar no solo e por conseqüência a eficiência do sistema. O fato do processo envolver fluxo contínuo de ar no solo promove biodegradação in situ dos compostos de baixa volatibilidade que podem estar presentes.
Fatores que podem limitar a aplicabilidade e eficiência do processo:
• Solos compactos ou com mais de 50% de umidade requerem muito vácuo, aumentando custos e/ou impedindo a operação do SVE;
• Grandes intervalos de filtro são necessários nos poços de extração. Entretanto, este fato associado a permeabilidades altamente variáveis ou horizontalizações pode resultar em envio de fluxo de gás para regiões não contaminadas;
• Solos com alto índice de matéria orgânica ou extremamente secos apresentam alta capacidade de absorção de VOC's, o que resulta em redução de taxas de remoção;
• O controle da emissão gasosa pode ser necessário para eliminar possíveis danos ao público e ao meio ambiente;
• O resultado da produção de efluentes gasosos, líquidos residuais e resíduos, poderá requerer tratamento com carvão ativado;
• SVE não é efetivo em zona saturada. Porém, pode-se conjugar o rebaixamento do lençol freático para ocorrer maior exposição de zona não saturada.
Os dados necessários incluem a profundidade e a área de extensão da contaminação, a concentração de contaminantes, a profundidade do nível d'água, o tipo de solo e as propriedades do mesmo (estrutura, textura, permeabilidade e umidade). Testes-piloto devem ser realizados para obter informações de desenho, incluindo raio de influência dos poços de extração, taxas de fluxo de gás, vácuo ótimo aplicado e taxas de remoção de contaminantes.
A figura a seguir ilustra um típico sistema de extração de vapores.

Segunda-feira, Outubro 16, 2006

SHELL -BIO SPARGING

Se vc. entrar no www.cetesb.com.br e procurar áreas contaminadas, vai encontrar todas as áreas contaminadas do estado de SP..
Eu, todo ano, procuro as áreas, pelos municípios, o ultímo levantamento foi em maio de 2006.
Lá estão todas as firmas contaminadoras, e todas as determinações da Cetesb para a recuperação.
A página onde está a Shell é a de nº665.
Uma das "técnicas" aplicadas para a descontaminação do local é essa abaixo.o BIOSPARGING, além da barreira hidráulica, minha vizinha de muro e outras determinações. Depois de ler as determinações procurei no google o que é esse biosparging, entrei no www.tecnohidro.com.br/tecnologia_03.htm e encontrei o que é.
Bio sparging
Biosparging é uma técnica de remediação na qual ocorre injeção de ar na zona não saturada a fim de produzir oxigenação à biota. O volume de fluxo de ar utilizado neste sistema não é o mesmo necessário para se produzir a volatilização do contaminante. Portanto, o controle da formação de canais de ar, captura e distribuição são menos significativas sob baixas pressões.
O processo de Biosparging ocorre através da injeção de ar necessária para o aumento da taxa de biodegradação na zona saturada. Entretanto tem-se notado que o tempo necessário para aumentar o nível de oxigênio dissolvido depende da difusão de oxigênio nos arredores dos canais de ar. Deve existir um bom controle da evolução das mudanças de oxigênio dissolvido (OD) nos poços de monitoramento após o início do processo.
Na maioria das situações naturais, a biodegradação aeróbica de compostos biodegradáveis na zona saturada é limitada pela taxa de oxigênio disponível. Concentrações típicas de oxigênio dissolvido (OD) em águas subterrâneas não contaminadas são inferiores a 4,0 mg/l, em condições de aplicação do Biosparging a taxa de oxigênio dissolvido eleva-se a 6,0 a 10 mg/l sob condições de equilíbrio. Este incremento nos níveis de (OD) contribui para o aumento da taxa de biodegradabilidade aeróbica na zona saturada.
Os tipos de contaminante aplicáveis ao Biosparging são os contaminantes não volatilizáveis, mas extremante biodegradáveis.
O desempenho do sistema Biosparging está diretamente relacionado à distribuição do ar (zona de influência), profundidade de injeção de ar, pressão da injeção de ar e taxa de fluxo, modo de injeção (pulso ou continuo), construção dos poços de injeção e tipo de contaminante e distribuição. A Figura 10 apresenta um esquema do sistema Biosparging.
O sucesso da implantação do sistema Biosparging depende da seleção apropriada dos equipamentos no processo. Os componentes do sistema Bio Sparging são:
Compressor de ar ou ventilador;
Ventilador a vácuo;
Tubulações para conectar o compressor;
Filtros de ar;
Instrumentação e controle.

Sexta-feira, Outubro 13, 2006

VIGE!!! TEM GENTE PRA TUDO!!!!!



ÓIA SÓ O QUE ENCONTREI NA INTERNET!!!!!!!!!

NO SITE WWW.ALFAPRESS.COM.BR VOCE

CLICA EM "CASES" E APARECE ...

MUDANDO DE ASSUNTO
AGORA ESTÁ COMEÇANDO O TEMPO DE JABUTICABA!
O QUE TEM DE GENTE ENTRANDO NO MEU BLOG PARA VER AS RECEITAS DESSE E DE OUTROS LICORES QUE COLOQUEI HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS!!!!
QUANDO EU PARAR COM ESSE BLOG VOU INICIAR UM COM RECEITAS, INCLUSIVE COM A RECEITA DO MEU MINI QUEIJO TEMPERADO E COM GOIABADA.

Comments:
Meu nome é Adriana. Sou advogada e estou fazendo um estudo para o Governo Brasileiro, em parceria como Banco Mundia/GEF sobre áreas contaminadas e achei MUITO esclarecedor o seu blog. Moro no Rio de Janeiro, sou de uma família de médicos e minha irmã, que é médica do trabalho, conhece bem de perto o drama da Cidade dos Meninos, algo bem parecido, senao pior com o que voce viveu por aí : os problemas vao de simples erupçoes cutâneas, a cênceres devastadores e demência no mais alto grau, já se manifestando inclusive na infância. Dramático.... Espero poder contribuir com algo positivo para essa triste página da história de nosso país. Tenha certeza de minha solidaridade à esta causa e do meu empenho em fazer a coisa certa, ainda que num âmbito tão pequeno, pois sei que o sucesso do meu trabalho dependerá de muita VONTADE POLÍTICA, algo que há muito não vemos, a náo ser para roubar o nosso dinheiro. Se quiser se corresponder comigo ou tiver alguma informaçao que julguem importante para o meu trabalho, agradeceria. Forte Abraço. (adrianafixel@uol.com.br)
 

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?