terça-feira, 17 de outubro de 2006

 

SHELL. Soil Vapor Extraction (SVE)

Foto de Satélite do site da Shell QUÍMICA. Ao centro a Shell, o rio Atibaia circundando, fazendo quase uma concha (símbolo da Shell) o rio desce da direita para a esquerda, no meio da mata, ciliar,um local branco, meio retangular, em frente a uns barracões de telhado branco, é a ETA, MINHA VIZINHA DE MURO. Minha chácara fica a esquerda da ETA.



A técnica, mais abaixo, também está sendo usada, PELA SHELL, para a descontaminação do Bairro Recanto dos Pássaros (ANTIGO POÇO FUNDO) em Paulínia.
A Shell diz, ainda, que não era preciso a remoção dos moradores do local; a Shell diz, ainda, que a contaminação é mínima e não afetou a saúde de ninguém.
E EU PERGUNTO:- ENTÃO POR QUE TUDO ISSO???
DA ÚLTIMA VEZ QUE FUI LÁ, HÁ UNS 20 DIAS, ESTAVA UM CHEIRO INSUPORTÁVEL DE FORMICIDA/BHC, BEM EM FRENTE A CHÁCARA Nº9, ONDE foi detectada, PELA 1ª VEZ, A CONTAMINAÇÃO NA DÉCADA DE 80.
EM FRENTE ESSA CHÁCARA TEM OS 800M² QUE ESTÃO INTERDITADOS (tenho foto) E DE ONDE ESTAVAM/ÃO REMOVENDO O SOLO, ELES FECHARAM TUDO, MAS EU TENHO FOTOS DESDE antes DO ESQUELETO DO BARRACÃO ATÉ ELES FECHAREM TUDO.
Soil Vapor Extraction (SVE)
Sistema de extração de vapores no solo
O Sistema de Extração de Vapores no Solo (SVE) é uma tecnologia de remediação aplicada para zona não saturada, onde aplica-se vácuo com o objetivo de induzir o fluxo controlado de ar e assim remover contaminantes voláteis e semivoláteis do solo.
Em seguida, o gás retirado deve passar por uma extração de tratamentos de vapores. Extrações verticais são utilizadas em profundidades que variam de 1,5 a 90 metros . Extrações horizontais (instaladas em trincheiras ou furos horizontais) podem ser instaladas como garantia, dependendo da geometria da pluma e outras especificidades.
Um rebaixamento do lençol freático pode ser utilizado para reduzir a elevação do nível d'água no poço induzido pelo vácuo ou aumentar a faixa de zona não saturada. A injeção de ar é efetiva para facilitar a extração em contaminações profundas, em baixas permeabilidades e em zona saturada.
O grupo alvo de contaminantes do SVE são os Compostos Orgânicos Voláteis, (VOCs) e alguns combustíveis. A tecnologia é aplicada somente para compostos voláteis com constante da Lei de Henry acima de 0.01 ou pressão de vapor maior que 0.5 mmHg ( 0.02 polegadas de Hg). Outros fatores, como umidade e quantidade de matéria orgânica, afetam a permeabilidade de ar no solo e por conseqüência a eficiência do sistema. O fato do processo envolver fluxo contínuo de ar no solo promove biodegradação in situ dos compostos de baixa volatibilidade que podem estar presentes.
Fatores que podem limitar a aplicabilidade e eficiência do processo:
• Solos compactos ou com mais de 50% de umidade requerem muito vácuo, aumentando custos e/ou impedindo a operação do SVE;
• Grandes intervalos de filtro são necessários nos poços de extração. Entretanto, este fato associado a permeabilidades altamente variáveis ou horizontalizações pode resultar em envio de fluxo de gás para regiões não contaminadas;
• Solos com alto índice de matéria orgânica ou extremamente secos apresentam alta capacidade de absorção de VOC's, o que resulta em redução de taxas de remoção;
• O controle da emissão gasosa pode ser necessário para eliminar possíveis danos ao público e ao meio ambiente;
• O resultado da produção de efluentes gasosos, líquidos residuais e resíduos, poderá requerer tratamento com carvão ativado;
• SVE não é efetivo em zona saturada. Porém, pode-se conjugar o rebaixamento do lençol freático para ocorrer maior exposição de zona não saturada.
Os dados necessários incluem a profundidade e a área de extensão da contaminação, a concentração de contaminantes, a profundidade do nível d'água, o tipo de solo e as propriedades do mesmo (estrutura, textura, permeabilidade e umidade). Testes-piloto devem ser realizados para obter informações de desenho, incluindo raio de influência dos poços de extração, taxas de fluxo de gás, vácuo ótimo aplicado e taxas de remoção de contaminantes.
A figura a seguir ilustra um típico sistema de extração de vapores.

Comments:
bom dia, estou fazendo um trabalho na faculdade sobre desenvolvimento sustentavel em Paulinia e cita os problemas com as empresas,para concluir estamos precisando de uma pesquisa com a comunidade,seria possivel vc nos ajudar com essa pesquisa,é uma pesquisa simples.
e-mail laine.santos@hotmail.com
Por favor entre em contato comigo e deixe seu e-mail.
 
Olá Ciomara tudo bem ? Gostaria de saber como está sendo o procedimento
da empresa com relação à contaminação, quero incluir este caso na minha pesquisa
e se for possível, gostaria de contar com a sua ajuda.
Muito obrigada pela atenção. Ana Carolina.

email: anacarolinamoraescampos@yahoo.com.br
 

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?