segunda-feira, 16 de outubro de 2006

 

SHELL -BIO SPARGING

Se vc. entrar no www.cetesb.com.br e procurar áreas contaminadas, vai encontrar todas as áreas contaminadas do estado de SP..
Eu, todo ano, procuro as áreas, pelos municípios, o ultímo levantamento foi em maio de 2006.
Lá estão todas as firmas contaminadoras, e todas as determinações da Cetesb para a recuperação.
A página onde está a Shell é a de nº665.
Uma das "técnicas" aplicadas para a descontaminação do local é essa abaixo.o BIOSPARGING, além da barreira hidráulica, minha vizinha de muro e outras determinações. Depois de ler as determinações procurei no google o que é esse biosparging, entrei no www.tecnohidro.com.br/tecnologia_03.htm e encontrei o que é.
Bio sparging
Biosparging é uma técnica de remediação na qual ocorre injeção de ar na zona não saturada a fim de produzir oxigenação à biota. O volume de fluxo de ar utilizado neste sistema não é o mesmo necessário para se produzir a volatilização do contaminante. Portanto, o controle da formação de canais de ar, captura e distribuição são menos significativas sob baixas pressões.
O processo de Biosparging ocorre através da injeção de ar necessária para o aumento da taxa de biodegradação na zona saturada. Entretanto tem-se notado que o tempo necessário para aumentar o nível de oxigênio dissolvido depende da difusão de oxigênio nos arredores dos canais de ar. Deve existir um bom controle da evolução das mudanças de oxigênio dissolvido (OD) nos poços de monitoramento após o início do processo.
Na maioria das situações naturais, a biodegradação aeróbica de compostos biodegradáveis na zona saturada é limitada pela taxa de oxigênio disponível. Concentrações típicas de oxigênio dissolvido (OD) em águas subterrâneas não contaminadas são inferiores a 4,0 mg/l, em condições de aplicação do Biosparging a taxa de oxigênio dissolvido eleva-se a 6,0 a 10 mg/l sob condições de equilíbrio. Este incremento nos níveis de (OD) contribui para o aumento da taxa de biodegradabilidade aeróbica na zona saturada.
Os tipos de contaminante aplicáveis ao Biosparging são os contaminantes não volatilizáveis, mas extremante biodegradáveis.
O desempenho do sistema Biosparging está diretamente relacionado à distribuição do ar (zona de influência), profundidade de injeção de ar, pressão da injeção de ar e taxa de fluxo, modo de injeção (pulso ou continuo), construção dos poços de injeção e tipo de contaminante e distribuição. A Figura 10 apresenta um esquema do sistema Biosparging.
O sucesso da implantação do sistema Biosparging depende da seleção apropriada dos equipamentos no processo. Os componentes do sistema Bio Sparging são:
Compressor de ar ou ventilador;
Ventilador a vácuo;
Tubulações para conectar o compressor;
Filtros de ar;
Instrumentação e controle.

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?