quinta-feira, 8 de abril de 2010

 
CASO SHELL
08/04/2010
 
TRT mantém ajuda médica a ex-funcionários
Decisão é extensiva a filhos de ex-trabalhadores, mas limita tratamento à RMC, Capital e Grande SP
 
Paulo Reda - Campinas

Arquivo/TodoDia Imagem

TRT de Campinas: audiência realizada ontem manteve tratamento a ex-trabalhadores da Shell e Basf
O TRT 15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região) rejeitou mandado de segurança apresentado pelas empresas Shell e Basf para suspender o custeio do atendimento médico prestado às pessoas que foram contaminadas por substâncias químicas em uma área que foi de propriedade destas empresas no bairro do Recanto dos Pássaros, em Paulínia. A decisão é extensiva aos filhos dos trabalhadores da Shell e da Basf no Recanto dos Pássaros.

Em fevereiro, a Justiça do Trabalho havia concedido liminar ao mesmo mandado de segurança que desobrigava as empresas de oferecer atendimento médico a essas pessoas. De acordo com levantamento feito pelo Sindicato dos Químicos Unificados, a decisão tomada ontem pelos desembargadores do TRT 15 irá beneficiar cerca de mil pessoas.

O TRT determinou que a Shell e a Basf terão prazo de 30 dias para convocar os trabalhadores da unidade do Recanto dos Pássaros e seus descendentes diretos, por meio de edital publicado em jornais, emissoras de rádio e emissoras de televisão de âmbito nacional.

Os desembargadores determinaram, contudo, que apesar de a medida ser extensiva a pessoas contaminadas por substâncias químicas no Recanto dos Pássaros que vivam em qualquer lugar do País, o atendimento médico será prestado exclusivamente em unidades localizadas nas cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), da Capital e da Grande São Paulo. A cobertura oferecida aos beneficiários deverá incluir consultas, exames e qualquer tipo de tratamento médico, nutricional, psicológico, fisioterapêutico e internações.

Em caso de descumprimento, as empresas deverão pagar multa diária de R$ 100 mil. A solicitação para que a Shell e a Basf custeassem o tratamento médico das pessoas contaminadas no Recanto dos Pássaros foi feita por meio de um inquérito civil movido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).

A Shell informou que "a existência de contaminação ambiental não implica necessariamente em exposição à saúde das pessoas, o que vem sendo comprovado por todos os estudos, análises e perícias realizadas ao longo dos últimos seis anos na região". "A empresa (Shell) respeita a decisão da Justiça, irá cumpri-la, porém continuará promovendo a defesa dos seus direitos no Judiciário." A Basf não se manifestou.



 
ciomara

 

Comments:
EMPRESA MALDITA! MATADORA! OS DONOS DA MESMA TEM QUE MORREM PELAS MÃOS DE UM DOS FUNCIONÁRIO, OU JUNTAR TODOS OS QUE RESTAM VIVOS, OS QUE RESTARAM DOS MAIS DE 5O MORTOS, E CORTAR A CABEÇA DOS DONOS DA EMPRESA!
 

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?