segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

 

VIVA!!! QUERO VOLTAR PARA LÁ!!!

 

Desenvolvimento Sustentável / Ecossistemas /

Notícias


Shell vai descontaminar área em Paulínia/SP até 2014

13/07/2004     -   Fonte: Folha Online, AmbienteBrasil e Agência Câmara


 
O processo de recuperação ambiental de uma área contaminada pela Shell Química do Brasil S.A. em Paulínia (126 km de São Paulo) deverá ser concluído em 2014, conforme previsão feita pela multinacional. Na semana passada, a empresa deu início à construção de uma barreira hidráulica para impedir a ampliação da contaminação no bairro Recanto dos Pássaros, dez anos depois de a empresa fazer uma autodenúncia ao Ministério Público Estadual apontando para o problema.
A área foi contaminada por uma antiga fábrica de pesticidas e fertilizantes da Shell instalada na região nas décadas de 70 e 80. Segundo um laudo médico da prefeitura divulgado em agosto de 2001, 86% de 181 pessoas examinadas estavam contaminadas por organoclorados. Na época, a Shell contestou o laudo e disse que ele era equivocado.
A multinacional começou agora a preparar a retirada do solo contaminado da área. A Shell estima gastar pelo menos R$ 6 milhões com o processo de descontaminação.
 
No ano passado, o médico do Sindicato dos Químicos de São Paulo, Roberto Ruiz, confirmou a ocorrência de alterações hepáticas e neurológicas e problemas de tireóide nos trabalhadores da fábrica que foram expostos à contaminação. Entre os produtos que os ex-funcionários da Shell manuseavam, havia quatro condenados pela Conferência de Estocolmo, que estabeleceu, na década de 90, os doze produtos orgânicos persistentes que deveriam ser eliminados do planeta.
ciomara

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?