domingo, 19 de setembro de 2010

 

Enc: Nova pesquisa relaciona o pesticida Dieldrin ao câncer de mama, por Henrique Cortez (Ecodebate)


 
ciomara

Assunto: Nova pesquisa relaciona o pesticida Dieldrin ao câncer de mama, por Henrique Cortez (Ecodebate)

http://www.ecodebate.com.br/2009/01/29/nova-pesquisa-relaciona-o-pesticida-dieldrin-ao-cancer-de-mama-por-henrique-cortez/

Nova pesquisa relaciona o pesticida Dieldrin ao câncer de mama, por Henrique Cortez


Um novo estudo [Developmental and Lactational Exposure to Dieldrin Alters Mammary Tumorigenesis in Her2/neu Transgenic Mice], de Heather L. Cameron e Warren G. Foster, publicado na revista online Plos ONE, conclui que a exposição ao contaminante ambiental dieldrin aumentou o risco tumoral em camundongos geneticamente predispostos.

O câncer da mama é o câncer mais comum nas mulheres ocidentais e diversos estudos indicam que os fatores ambientais podem ter influência no seu desenvolvimento.

O pesticida organoclorado dieldrin é um produto tóxico ambientalmente persistente, que já foi indicado, em diversos estudos, como um fator ambiental a ser considerado no aumento do risco de câncer de mama e na redução da sobrevida na população humana.

No caso brasileiro, o dieldrin é um dos pesticidas envolvidos na contaminação do solo e do lençol freático por agrotóxicos em Paulínia, pela Shell, em 1977. Estima-se que ao menos 6.000 pessoas tenham sido expostas direta ou indiretamente à contaminação entre 1977 e 2002. Muitos alegam ter desenvolvido problemas de saúde –como cânceres– em decorrência desse contato, o que é perfeitamente plausível diante de vários estudos que associam os organoclorados, dentre eles os drins, ao aumento do risco de câncer. [vejam "Justiça obriga Shell e Basf a pagar plano de saúde vitalício para trabalhadores expostos à contaminação por agrotóxicos em Paulínia" e "Vítimas de contaminação no caso Shell começam a ser cadastradas"]

Um destacado artigo a demonstrar a associação de pesticidas e o risco de desenvolvimento de câncer de mama é "Pesticides and Breast Cancer Risk: A Review of DDT, DDE, and Dieldrin", de Suzanne M. Snedeker, Program on Breast Cancer and Environmental Risk Factors in New York State, Cornell University, Ithaca, New York, USA, publicado na revista Environmental Health Perspectives Supplements Volume 109, Number S1, March 2001, que vale como leitura e referência.

O artigo "Developmental and Lactational Exposure to Dieldrin Alters Mammary Tumorigenesis in Her2/neu Transgenic Mice", de Heather L. Cameron*, Warren G. Foster, publicado na revista Plos ONE está disponível para acesso integral, no original em inglês e no formato HTML. Para acessar o artigo clique aqui.

http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0004303


Sobre o mesmo tema leiam, também:





 

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?