quinta-feira, 24 de setembro de 2009

 

Transcrição entrevista rodolfo costa e silva

só para enfeitar um pouquinho!!!!

Transcrição da entrevista concedida pelo deputado Rodolfo ao jornalista Luis Fernando Bovo, da TV estadão


24 24UTC Setembro 24UTC 2009 por rces
Nós vamos conversar sobre a contaminação no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, completando 10 anos. Deputado, o que aconteceu lá, para quem não sabe do assunto?

Na área do Recanto dos Pássaros foram depositados pesticidas organoclorados, que são cancerígenos. Havia uma série de poços ao redor da fábrica da Shell, em que as pessoas bebiam dessa água e adoeciam. Este caso foi emblemático porque começou uma transformação no assunto de áreas contaminadas no Estado de São Paulo. Naquela época eram apenas 50 casos de contaminação. Parecia que São Paulo não tinha esse problema. Hoje esse número chega a 2 mil casos constatados pela CETESB.
Quantas famílias viviam na região na época ?

Cerca de 200 famílias não tinham água da Sabesp. Essa foi a primeira providência tomada. Suspenderam os poços e a Sabesp começou a abastecer a região. Tinha algo mais grave. A fábrica da Shell estava muito próxima do Rio Atibaia, que abastece toda a região metropolitana de Campinas. Uma coisa muito perigosa. De lá para cá, algumas providências foram tomadas para brecar esse processo de infiltração subterrânea da água. Agora vamos através da audiência pública no próximo dia 29 de setembro , voltar a investigar. Eu quero saber se todas as famílias foram removidas do local e que providências foram tomadas ao longo desses 10 anos.

E a CPI de Áreas Contaminadas presidida pelo senhor?

Quando nós fizemos a CPI das Áreas Contaminadas, fomos buscar outros tipos de contaminação no estado de São Paulo. Nós investigamos casos em Jurubatuba, na região do ABC e definimos que faríamos a audiência pública da Shell. Na semana do Meio Ambiente, em julho, foi aprovada a nova lei de áreas contaminadas do Estado que será mais rigorosa com os infratores. É muito difícil você acompanhar as contaminações, porque é tudo debaixo da terra. Você chega para investigar e não acha nada.
Desses casos registrados em Paulínia, há comprovação científica de contaminação de pessoas?

Nós estamos chamando para a audiência pública, a CETESB, o Ministério Público e o doutor Igor, médico das famílias e funcionários da Shell. A Basf também será representada. Na época foi demonstrado que no sangue das pessoas havia concentração de produtos químicos perigosos. Há 10 anos a empresa nem era obrigada a analisar o sangue das pessoas. Hoje é diferente. A manifestação do cancêr é muito longa. Você ingere produto químico e pode desenvolver o cancêr ou não em 10, 15 ou 20 anos.
A Shell foi convidada para a audiência?

Sim. Ela vai defender sua tese e mostrar o que tem feito de positivo. Nós não queremos esculhambar ninguém. A Basf que comprou o terreno da Shell e parou as atividades há 2 anos vai explicar porque fez isso.

Hoje em dia, com a atenção voltada ao meio-ambiente, seria possível imaginar alguma coisa como aconteceu em 2000 no Recanto dos Pássaros?

Nós tivemos em 2005 o caso Jurubatuba com inflitraçao de solventes na zona sul de São Paulo. Durante a CPI neste ano, eu vi material radioativo em local inadequado, próximo da marginal Pinheiros, região metropolitana de São Paulo. Nós denunciamos na CPI, um caso na região do ABC envolvendo um pólo petrolífero que leva as pessoas a desenvolver o hipotireoidismo. Eu até criei uma frente parlamentar para esse assunto, a partir da denúncia de uma médica. Os casos continuam, apesar da fiscalizaçao da CETESB ter melhorado.
Precisa haver uma fiscalização mais atuante?

Neste caso, a fiscalização é prejudicada pela falta de legislação. Por isso a nova lei de áreas contaminadas que estabelece regras e puniçoes mais rigorosas, vai agilizar o processo de fiscalização da CETESB. Muitas vezes , os técnicos diziam que não podiam obrigar as empresas a fazer muita coisa. Com a nova lei serão conseguidos resultados melhores. Mas eu já acho um avanço gigante. Só você tem um relatório com 2 mil casos de contaminação do estado, é um fotografia. Eu acredito em 4 mil casos. Temos que ficar atentos porque o subsolo do Estado de São Paulo é perigoso.
Publicado em 1 Sem comentários ainda
Comentários RSS
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz


agora estou com pressa, tenho que procurar uns documentos....


...mas vou voltar e fazer alguns comentários sobre essa postagem...
ciomara

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?