quarta-feira, 23 de setembro de 2009

 

EM NOTA OFICIAL...

Em nota oficial, Unicamp contesta procuradora

23/09/2009

A Procuradoria-Geral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou ontem uma nota oficial fazendo considerações sobre uma representação da procuradora regional do trabalho da 15ª Região Márcia Kamei López Aliaga divulgada ontem pelo Correio.

No documento, entregue à Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo no último dia 26 de junho, é pedida uma investigação sobre a ligação entre professores da instituição e empresas privadas em convênios de pesquisas e estudos.

Como exemplo, a procuradora citou o caso da contaminação no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, pela Shell.

Os professores Ângelo Zanaga Trapé, do Ambulatório de Toxicologia, Wilson de Figueiredo Jardim, do Instituto de Química (IQ), e Flávio Ailto Duque Zambrone, que foi professor da Unicamp na área de saúde ambiental até 2007, foram mencionados por terem prestado serviços à Shell em estudos sobre a área contaminada em Paulína.

“A celebração de convênios e contratos entre a Unicamp e instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, segue rigorosa avaliação acadêmica e administrativa, que tramita por seis instâncias colegiadas, culminando na aprovação pelo Conselho Universitário, que analisa também o relatório final”, relatou a nota oficial, que prosseguiu:

“A Unicamp estranha que o Ministério Público do Trabalho (MPT) venha a público para emitir juízo de valor sobre as regras estatutárias da instituição, matéria para a qual não tem atribuição legal e aparente interesse jurídico”.

Ainda de acordo com a nota divulgada ontem, o professor Trapé não emitiu parecer na qualidade de assistente técnico do Ministério Público no inquérito civil que trata do Caso Shell porque se afastou dessa função antes da emissão do documento mencionado na reportagem.

A Agência Anhanguera de Notícias (AAN) tentou mais uma vez entrar em contacto com os três professores citados pela representação do MPT, mas também não obteve retorno deles ontem.

Autor: Fábio Gallacci

Fonte: Correio Popular

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Como vítima do "Caso Shell" tenho umas "coisinhas" para contar:- Desses TRÊS professores/médicos citados eu conheço, pessoalmente, DOIS.

... e TENHO DUAS "HISTORIAZINHAS" para contar:-

1ª:-

... uma vez, depois de eu ter me consultado com um deles e ele dizer que eu não tinha absolutamente NADA e que meus problemas no fígado, pressão alta e etc., eram coisas que não tinham nada a ver com intoxicação e etc., ele consultou minha irmã e perguntou pra ela se eu BEBIA!!!!!

Ela disse que não, pois eu nunca bebi*!!! Gozado, né?

Por que ele não perguntou para mim??

*´... é logico que, esporadicamente, indo num churrasco ou numa festa, lugares dificílimos de eu ir, talvez eu tenha bebido um copo de cerveja ou um vinho nos Natais, ou em outras ocasiões, em casa, experimentando algum licor de jaboticaba ou outro qualquer que eu fazia, mas nem de refrigerante eu gosto!!!


...sempre a Shell enviava uma condução para nos buscar, para fazermos exames, consultas e etc.; em S.P. no Albert Einstein, em Campinas no Fleury e na Unicamp, fiz uns exames, também, num laboratório em Campinas na Av. Orozimbo Maia, que esqueci o nome e mais ultra-som em 2 ou 3 lugares, inclusive no Albert Einstein, onde, aliás, os médicos recomendaram (tá escrito nos exames) para Shell fazer o monitoramento a cada 6 meses, tanto de mim quanto dos meus filhos... e nada
mas a "historinha" é a seguinte:- numa dessas idas a consultas, foi junto uma pessoa, moradora do Bairro Recanto dos Pássaros (antigo POÇO FUNDO) que me mostrou os resultados dos exames dela do Fleury, nos resultados tem o Valor de Referência e vi que, do jeito que estava, o fígado dela devia estar representado por uma placa "VALE UM FÍGADO", PORÉM podia ser por outros motivos, conheço a pessoa, MAS o dr. que nos atendeu disse para ela, que ela não tinha ABSOLUTAMENTE NADA!!!! que estava tudo em ordem!!!!! ... ela me contou isso, toda feliz, na volta para o bairro.
Falei para ela que era mentira dele, mas coitada acho que não conseguiu ajuda nenhuma!
Agora pergunto:- vamos dizer que os problemas de fígado dela, não fossem conseqüência da contaminação do bairro, mesmo assim, vocês não acham que ele devia ter dito a ela e mandado ela se tratar ou fazer algum encaminhamento ou algo parecido ???
pois é....
É ISSO QUE TEMOS DA SHELL!!!
e dos seus amigos...

P.S. QUERO CORRIGIR UMA COISA! FALEI COM MINHA IRMÃ E ELA DISSE QUE O DR. NÃO PERGUNTOU SE EU BEBIA E SIM COMENTOU, JOGANDO UM VERDE, " A CIOMARA BEBE MUITO, NÃO É?"...E ELA DISSE QUE NÃO...


Comments:
Audiência pública vai discutir contaminação pela Shell em Paulínia

Atendendo requerimento de autoria do deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realiza na próxima terça-feira (29/9) Audiência Pública com o objetivo de ouvir a Shell sobre os casos de contaminação na cidade de Paulínia, região de Campinas. A audiência terá início às 14,30h no Plenário Tiradentes, com a presença já confirmada de representantes da Shell Brasil e sua sucessora (Basf S/A), além de técnicos da Cetesb, do promotor Jorge Alberto Mamede Masseran e do médico responsável pelo atendimento às famílias afetadas, Dr. Igor Vassilieff.
Segundo o deputado Rodolfo, o objetivo principal dessa audiência é “ouvir a empresa responsável pela contaminação e saber as providências que foram tomadas em relação às pessoas atingidas e ao passivo ambiental deixado por ela. Vamos chamar todos que, de alguma forma, estão ligados a esse caso, que sem dúvida alguma é um dos mais emblemáticos no Estado de São Paulo”. Para Rodolfo, “não se pode permitir que um caso como o de Paulínia caia no esquecimento. Nós estivemos lá muitas vezes desde 2002, realizamos diligências específicas, ouvimos todos os envolvidos. Agora chegou a hora de sabermos o quanto se avançou ao longo desse tempo e o que pode ser feito para superar possíveis entraves jurídicos e burocráticos”.

Assessoria do Deputado Rodolfo Costa e Silva
 

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?