segunda-feira, 27 de julho de 2009

 

Licença Funcionamento da Cetesb 1978


A Shell recebe da Cetesb a Licença de Funcionamento em 04 de julho de 1978.

(só que ela já funcionava desde 1977, sem LICENÇA, lógico!!!!!)
Pouco mais de seis meses após a liberação da Licença de Operação, a Cetesb começa a receber as primeiras reclamações acerca de emanações atmosféricas, com forte odor tóxico.

A Petrobrás informou que a localidade onde estava instalada a Refinaria de Paulínia estava sendo “invadida por emanações gasosas de características aparentemente tóxicas, e que sempre causam grande desconforto e mal estar físico nos funcionários que se expõem a sua inalação.

O fato ocorria no período noturno e quase sempre nos fins de semana e dias
feriados”

Essa reclamação foi reiterada pela Petrobrás quatro meses após a primeira reclamação, informando, novamente, do mal estar de seus funcionários que inalavam os gases.

Em vistoria a Shell, em junho de 1979,

a Cetesb constatou a

“emissão de poluentes na atmosfera provenientes da operação de incineração de baldes com defeitos e tambores com resíduos

de pesticidas organoclorados,

realizadas em um forno que utiliza GPL como combustível, desprovido de sistema de ventilação local exaustora e equipamento de controle de poluentes”.

Ressaltaram, ainda, no relatório de inspeção que

“foi constatado também, como fonte de poluição do ar um incinerador utilizado na operação de incineração de resíduos de

pesticidas organoclorados

que no momento da inspeção não estava sendo operado.”

Pelas irregularidades encontradas a empresa recebeu Auto de Infração da Cetesb

impondo penalidade de advertência com prazo de 90 dias para instalar sistema de ventilação local exaustora e equipamento de controle de poluentes de alta eficiência para a operação de incineração.

Em resposta, a empresa informa que “os problemas ocasionados na unidade de tratamento térmico de tambores foram originados de

vazamentos e corrosão ocorridos na antiga unidade e,

por esta razão, na época da inspeção já havia um projeto de nova coifa /chaminé para substituição, devendo entrar em funcionamento nos próximos dias”.

Em fevereiro de 1980, a empresa recebe Auto de Infração da Cetesb por emitir fumaça com densidade colorimétrica acima do padrão 1 (um) da escala Ringelmann.
No período entre 1981 e 1999 são constantes as queixas da população residente no entorno da Shell à Cetesb referentes às emissões atmosféricas dos incinerados e odores provenientes da produção. A maior parte das reclamações ocorre no período noturno e finais de semana.TP9PT
TP4 Ofício Replan 70014/79.
PTTP5PT Ofício Replan 70054/79.
TP6 Relatório de Inspeção Cetesb nº 112/79 – GURCA, 22.06.1979.
PTTP7PT Auto de Infração nº 012924, 22.06.1979.
TP8PT Ofício Shell nº QM-335/649/79, 15.08.79.
20

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?