quarta-feira, 11 de março de 2009

 

CPI???...ou marmelada???

...essa foto também pode ilustrar essa postagem!
...cículo vicioso é sempre círculo vicioso...
"ÓIA", EMBAIXO,
A DATA DESSA NOTÍCIA DE SOLICITAÇÃO DA CPI!!!!
...EU, sinceramente, não vi resultado nenhum dessa CPI.
Lembro quando esse deputado foi no bairro, me deram até um cartão dele que devo ter até hoje,
MAS...
...se vocês prestarem atenção verão, que a situação de 2001 é absolutamente a mesma de hoje em 2009!!!!!
(essa notícia copiei do Jornal Todo Dia)

SHELL

Deputado quer CPI para investigar a contaminação
Claudete Campos e Agência Estado -
Paulínia
O deputado estadual Rodolfo Costa e Silva (PSDB)
entrou ontem com um requerimento na Assembléia Legislativa de São Paulo solicitando a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a contaminação do solo e do lençol freático do bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, pela empresa Shell Química do Brasil.
O deputado obteve as 32 assinaturas necessárias para solicitar a instalação da CPI.
O requerimento deverá ser votado e a Comissão somente será criada se o pedido for aprovado. Costa e Silva explicou que ainda não há prazo para que isso ocorra.
Representantes da Shell Química do Brasil, da Basf e o prefeito de Paulínia, Edson Moura (PMDB), devem prestar esclarecimentos aos integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo sobre a contaminação com defensivos agrícolas no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia.
A Basf foi convocada por situar-se na área da antiga fábrica da Shell Química.
A vice-presidente da Divisão Química da Shell da América Latina, Maria Lúcia Braz Pinheiro, e a equipe técnica da multinacional comparecerão à audiência de hoje.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paulínia não confirmou se o prefeito atenderá a convocação.
A Comissão convocou as empresas e o poder público para esclareceram os motivos da contaminação a pedido do vice-presidente da Comissão, o deputado estadual Wagner Lino (PT). O deputado estadual também convocou o presidente da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), Dráuzio Barreto, representantes da Vigilância Sanitária de Paulínia e o promotor José Carlos Cicoli, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público para prestar esclarecimentos.
Os moradores estão reivindicando a realização de exames nas famílias, visando comprovar se foram contaminados com os produtos fabricados ou manipulados pela empresa, como os organoclorados da família dos drins, utilizados na fabricação de pesticidas, e de metais pesados. A vice-presidente da Divisão Química da Shell, Maria Lúcia Pinheiro, prestou depoimento ontem ao delegado Tadeu Aparecido Brito de Almeida, na Delegacia de Polícia de Paulínia, no inquérito policial instaurado no ano passado para apurar a contaminação das chácaras.
A representante da empresa reconheceu ao delegado que ocorreu a contaminação do lençol freático com defensivos da família dos drins, mas ressaltou que ainda não se sabe a extensão da contaminação.
Segundo a vice-presidente, a Shell encomendou um estudo para verificar a abrangência da contaminação.
Ela ressaltou que não há comprovação se os sintomas apresentados pelos moradores das chácaras estão relacionados a esta contaminação, pois ainda não foi realizada uma investigação sobre os problemas de saúde.
Ontem à noite, os moradores do Recanto dos Pássaros fizeram um “pedágio” na Avenida José Paulino, no Centro.
Segundo o advogado Waldir Tolentino de Freitas, “o objetivo foi arrecadar fundos para agilizar os exames médicos e conscientizar a população sobre o descaso da Shell”.
Quarta-feira 11 de abril de 2001.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?