quinta-feira, 7 de junho de 2007
Luta contra a Shell tem suas primeiras vitórias
Hannah Griffiths foi uma das pessoas que esteve no Uruguai para as atividades organizadas por REDES-
Amigos da Terra Uruguai e Amigos da Terra Internacional.
Rádio Mundo Real conversou com ela sobre o trabalho que tem feito em campanhas sobre as corporações, onde específicamente trabalha para denunciar a companhia petroleira Shell, que tem prejudicado inúmeras comunidades em todo o mundo.
Dentro desta campanha, se apóia diversas comunidades que lutam contra Shell pelos inconvenientes que esta companhia lhes faz.
Griffiths indicou que recentemente obteve-se uma vitória nesta campanha: depois de anos de luta, uma comunidade local de Manila – capital das Filipinas- conseguiu fazer com que a justiça aceitasse o pedido para que a Shell retirasse uma refinaria do centro de um bairro residencial da cidade.
“A comunidade local havia lutado durante anos para que a refinaria fechasse”, conta Griffiths. “Inclusive utilizaram diferentes táticas com a imprensa, realizando manifestações e ações, tanto em nível nacional como internacional. No ano passado começaram a levar suas exigências à corte, porque na verdade a refinaria, supostamente devia ter fechado há vários anos. E há duas semanas a Suprema Corte de Manila decidiu que a refinaria deve fechar dentro de seis meses”, disse Griffiths .
Sobre a situação no Uruguai com companhias como Ence ou Botnia que pretendem implantar no país grandes fábricas de pasta de celulose, Griffiths afirmou que a situação é “muito triste”, e que não é um caso isolado, mas que se trata da mesma história em todo o mundo, e que se repete..
“Realmente espero que as comunidades e movimentos no Uruguai e no resto da América Latina possam ser capazes de trabalhar em conjunto para deter estas terríveis políticas e plantações”, concluiu.
Postar um comentário