segunda-feira, 21 de maio de 2007

 

SAPOS, RÃS E PERERECAS l


MEU NETINHO, KAYKI, TOMANDO BANHO!!!



ANTES DE QUALQUER COISA QUERO AVISAR QUE, POR VEZES, É PRECISO CLICAR MAIS UMA VEZ NO "MÊS" QUE SE ESTÁ LENDO, POIS ALGUMAS POSTAGENS FICAM ESCONDIDAS, NÃO SEI PORQUE.


O "MÊS"E O ANO, ESTÃO NO LADO ESQUERDO DA PÁGINA.


GRATA.




www.ra-bugio.org.br

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX




Há tempos postei nesse blog, o que intitulei :- "PARALELAS".


Eu traçava um paralelo entre a chegada da Shell no meu portão e tudo que passou acontecer; contei o antes e o durante.

não terminei de contar tudo que aconteceu até o dia da REMOÇÃO, pois as vezes me dava um "branco", me fugia a sequência, então parei de escrever prometendo voltar, só que fui adiando, adiando e acabei esquecendo.

Eu pretendia copiar e colar "PARALELAS " aqui, mas não estou conseguindo achar! o blog é muito grande, mas vou ver se acho salvo no computador... e prometo concluir a história...

Resolvi voltar a essa história porque dia 19 de maio de 2007. sábado, pela manhã, assistindo o "GLOBO ECOLOGIA",
lembrei de um monte de coisa que aconteceu lá em casa depois que a Shell se aboletou no meu portão!!!!

A reportagem era sobre:-

SAPOS, RÃS E PERERECAS!!!!


...no programa indicaram, também, os dois sites que coloquei no início dessa postagem, para quem se interessar em saber mais sobre a importância desses bichinhos para o EQUILÍBRIO ECOLÓGICO e para a vida e sobrevivência das pessoas e do mundo.




PARALELAS




...lembro que quando ( em 1955) papai comprou a chácara lá no BAIRRO POÇO FUNDO, (hoje, convenientemente, chamado de RECANTO DOS PÁSSAROS, em PAULÍNIA, bairro contaminado pela Shell com organoclorados, solventes, metais pesados, dioxinas e furanos e etc.), lá havia centenas(?), milhares(?) de SAPOS, RÃS E PERERECAS!!!

...lembro que, a noite, era fantástico a barulheira do COAXAR deles!!
UMA SINFONIA!!!

...lembro , quando a gente estava tomando banho, era um tal de perereca pular na gente! Eu não tinha medo nem nojo, sempre soube que esses bichinhos eram limpinhos, só assustei nas primeiras vezes ou quando estava muito distraída, porque, imagine, :- vc., num banho quentinho e de repente sente uma coisa gelada grudar em vc.!! Pô, era um susto só!!!!! ...depois a gente acostuma e só dá um "gritinho" por causa do geladinho!
...era uma variedade enorme de pererecas, uma mais linda que a outra!
...mas a que mais marcou, foi uma perereca verde, enorme, de uns 50 centímetros, que numa noite grudou, do lado de fora do vitrô da nossa cozinha!
Nós, eu e Alemão(pai dos meus filhos) a pegamos e trouxemos para dentro de casa. O Karlzinho( meu filho, nascido em 08 de Janeiro de 1978, no local) era pequeno, tinhas uns 2 anos, creio (pois o Kaká, nascido em 17 de dezembro de 1980, ainda não tinha nascido) e a perereca pulou nele, ela ficou com os pézinhos no chão e as ventosas, das mãozinhas, grudadas no peito dele! Ele não tinha medo e nem se assustou e nós três rimos muito admirados, maravilhados com bichinho tão lindo! Ela era de um verde vivo maravilhoso, brilhante e um tom de verde mais claro.
.. depois de "conversarmos" com ela a levamos para fora de novo.

Foi a PRIMEIRA E A ÚLTIMA VEZ QUE VI UMA PERERECA ASSIM.

O Kaká disse que, uma vez, viu uma dessa lá no "mangueirão", local, dentro do site da Shell, que tinha umas mangueiras enormes(manga espada) essas mangueiras ficavam num lugar mais alto, que tinha, na frente, um lugar que o pessoal chamava de "varjão", creio, que queriam dizer várzea, era um lugar alagado, tipo brejo e era razo...

Lembro, também, quando, uma vez, a Shell aumentou a fábrica para aquele lado foi montado um acampamento para os "peões", dentro da fábrica e cavaram uma valeta do acampamento até o "varjão", não sei, se, só para esgoto ou mais alguma outra coisa. Antes dessa valeta tinha rã e etc. de monte lá.

...não esquecendo dos SAPOS...


Os sapos viviam por toda parte. Entravam em casa, ficavam na porta, era comum sair à noite e tropeçar num sapo, (tínhamos que ter cuidado para não machucar nenhum), tive dois sapos que moraram dentro de casa, diziam que um era sapo boi e o outro era
sapo cururu. Lembro que eu fazia "cosquinha" (cócegas) neles e eles estufavam!! era o maior barato!!!

...vou parar um pouco, está na hora do almoço e estou com muita fome...

depois volto, continuando daqui, pois tem mais "sapo" pra vcs.!!!!

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?