quinta-feira, 11 de janeiro de 2007
túnel do tempo....
02/04/2001 - 18h20
Famílias ameaçam processar empresa por contaminação
Publicidade da Folha Online, em Campinas
Enquanto aguardam a decisão de um acordo entre o Ministério Público e a Shell, moradores do bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia (interior de SP) realizam exames por conta própria. Eles querem saber se estão contaminados por metais pesados ou drins (substâncias cancerígenas).Uma fábrica da empresa, que funcionou no local, é suspeita (segundo promotores) de ser a responsável pela contaminação da região pelas substâncias.
A dona-de-casa Ciomara de Jesus Rodrigues, 54, moradora há 30 anos no Recanto dos Pássaros, constatou através de exames feitos em um laboratório em Campinas que ela e seus dois filhos Klaus Dalledonne Franz, 20 e Karl Dalledonne Franz, 23, estão com altas taxas de mercúrio, arsênico, berílio, antimônio, bário e níquel no corpo.De acordo com o médico que acompanha os exames, Marcos Paulo Ohswald, a situação mais preocupante é da dona-de-casa, que já apresenta processos degenerativos nas células que podem levar a quadros de câncer.
"Quero todos os meus direitos. Quando vim para cá isso aqui era um paraíso, agora está se tornando um pesadelo", afirma a mulher.
Ciomara conta que para sobrevivência tinha uma criação, que chegou a 28 vacas das quais ela retirava leite para a produção de queijo e leite in natura. "Ainda não sei se as vacas estavam contaminadas, mas vendia os produtos para amigos em Paulínia. Pode estar levando tudo isso para eles também", afirmou.
Postar um comentário