quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

 

.. eu fui lá em casa...




Minhas vacas, meus gatos e eu, na frente de casa, em março de 2003, pouco antes de nos arrancarem de lá. Meu filho Kaká, que tirou essas foto.


OI!


Ontem dia, 24/01/2007, eu fui lá em casa.
Não entrei na minha chácara, pois o mato está muito alto e eu não tinha levado bota nem EPI.
Na entrada, interditada, perguntei pelo "A" (chefe da segurança) me disseram que ele estava na ETA.
...entrei no bairro e pretendia ir até a ETA ver e conversar com "A", gosto muito dele, mas na hora que desci para a estradinha, a minha estradinha, e vi o meu caminho de anos e mais anos, respirei fundo, como que aliviada por estar de novo no meu cantinho e o meu peito encheu tanto de emoção, saudades e desespero, sei lá, que eu comecei chorar, mas chorar mesmo, de soluçar, de embaçar a lente dos meus óculos e a viseira do meu capacete.
Eu ia parar na ETA para conversar com"A", mas achei melhor não, não queria que ele me visse chorando, passsei direto e pensei:- já eu paro de chorar, volto e converso com ele, mas eu não conseguia parar de chorar e resolvi voltar e ir embora. Virei para voltar e vi que o "A" tinha vindo atrás de mim (sempre que entro lá um deles me segue), daí não deu para esconder e quanto mais eu queria parar, mais eu chorava. Falei para ele, que não parei na ETA porque não queria que ele me visse chorando (pela miléssima vez), mas logo consegui me controlar e conversamos um "montão". Ele me falou de tudo de lá, dos pássarinhos, dos bandos de maritacas, piriquitos, dos pernilongos, dos carrapatos e de todos bichinhos que, pelo lugar estar deserto, aparecem de monte por lá.
... agora pergunto:- se tem passarinhos aos montes, que comem as frutas de lá, bebem água de lá; se tem mil bichinhos que vivem lá e NÃO MORREM, POR QUE EU NÃO POSSO MAIS VIVER LÁ???

As fábricas não estão mais fazendo os "venenos", organoclorados, que, por serem persistentes, continuam ativos por 20/30 anos ou mais, no meio ambiente, mas já faz quase isso que não estão sendo manipulados lá, concluindo-se, assim, que não existe mais tanto risco, se compararmos com a época e tempo que vivi lá e exposta a todos esses venenos, que, na época que eram manipulados às toneladas!!
Época, essa, que todos os ÓRGÃOS COMPETENTES (hahahaha!!!) sabiam o que a Shell fazia lá, sabiam dos vazamentos, sabiam do risco que corríamos expostos a tudo aquilo, sabiam das negligências, do pouco caso e desrespeito pela vida e ao meio ambiente E NÃO TOMARAM PROVIDÊNCIA NENHUMA!!!!
NO$ DEIXARAM LÁ!!!
POR QUE $ERÁ???
E POR QUE AGORA NÃO QUEREM MAI$ DEIXAR??
AÍ TEM!
NÃO $EI O QUE TEM, MA$ QUE TEM, I$$O TEM!

...nós, eu e meus filhos, queremos voltar para lá.
...não é justo o que fizeram com a gente e, pelo menos, deveriam nos deixar morrer em PAZ.
...dentro do que é nosso...
..no lugar onde temos raízes...
e amor.
eu quero minha vida de volta.



Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?