terça-feira, 5 de dezembro de 2006

 

por que??????


essa jabuticabeira é minha!!! foto de agosto 1984.

O Que a Imprensa Diz da Jabuticaba
08/11 - ÁRVORES CENTENÁRIAS PRODUZEM



O Centro de Fruticultura do Instituto Agronômico (IAC), em Jundiaí (SP), trabalha em um ensaio que pretende identificar clones de árvores com jabuticabas menos perecíveis. “São necessários, porém, cuidados no manuseio. A fruta tem açúcar e qualquer ferimento facilita o desenvolvimento de fungos”, diz o agrônomo José Emílio Bettiol Neto. Ele diz que há variedades menos conhecidas. A mais popular é a sabará, mas há ainda a ponhema ou paulista, a açu, a branca e a rajada. A jabuticabeira é nativa da mata atlântica e está presente em todas as regiões do Brasil, porém em maior quantidade em São Paulo e Minas Gerais. Há relatos de jabuticabeiras centenárias em plena produção, diz o agrônomo. O período juvenil é o mais problemático. A muda da semente leva entre 10 e 15 anos para dar frutos. A enxertada, aos 6 anos. Bettiol aconselha a poda de formação para a limpeza, distribuição do arejamento e radiação solar na planta, que contribuem para a redução de fungos. Para colher frutos grandes, a dica é o raleio, com a retirada de porções de flores. Apesar de bem manejada, a jabuticabeira depende de fatores climáticos e gosta de água, sem exagero.
Data Edição: 08/11/06
Fonte: O Estado de S. Paulo
POR QUE TENHO QUE SER OBRIGADA FICAR SEM MEUS PÉS DE JABUTICABA???
DENTRE TODAS AS FRUTAS, QUE TENHO NO MEU POMAR, QUE A SHELL CONTAMINOU A PERDA DAS JABUTICABAS É A QUE MAIS ME REVOLTA!!!!
QUANDO LEMBRO DELAS E SINTO QUE TIRARAM DE MIM, MEUS OLHOS ENCHEM DE LÁGRIMAS E TENHO VONTADE DE MORRER.
É TÃO POUCO O QUE EU QUERO E TINHA E É TUDO QUE ROUBARAM DE MIM.
XXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXX
XXXXX
XXX
X
ODEIO A SHELL E TODO E QUALQUER SER HUMANO(?) QUE A DEFENDE.

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?