sábado, 23 de setembro de 2006

 

túnel do tempo ll

ETA DA SHELL NO BAIRRO RECANTO DOS PÁSSAROS
WWW.TODODIA.COM.BR



RECANTO DOS PÁSSAROS

Padovani pedirá interdição da área
Jorge Palma - Paulínia 04/04/2001

O secretário do Meio Ambiente de Paulínia, Henrique Padovani, e o advogado Jamir Menalli, do Sindicato dos Servidores de Paulínia, anunciaram ontem que vão entrar com uma ação cautelar na Justiça pedindo a interdição da área do Recanto dos Pássaros, contaminada por produtos químicos. Eles querem que todo o ônus com a remoção dos moradores recaiam sob a Shell, já que, segundo afirmou o advogado, “a empresa é ré confessa neste crime de poluição”. Eles fizeram a declaração em frente ao Fórum, que viveu um dia tenso ontem.
Pela manhã, o promotor público Gilberto Porto Camargo passou a ouvir o depoimento do ex-trabalhador da Shell Antonio Marcos Rasteiro, que foi acompanhado do advogado Waldir Tolentino de Freitas. Segundo o advogado, o trabalhador fez sérias denúncias, até que o promotor foi informado sobre uma reportagem publicada na imprensa.
A reportagem que questionava o Ministério Público sobre um apenso dos autos do inquérito, que há mais de sete anos, já mostrava relatório de poluição na área.
Segundo Freitas, o promotor ficou irritado e disse que estava declarando o sigilo dos autos, pedindo que ele se retirasse. O advogado disse que sairia se outro advogado fosse nomeado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para acompanhar o trabalhador. Então o promotor teria dito que outro advogado não entraria na sala e nem a “porcaria da OAB”. Isto provocou até a ida do presidente da subsecão OAB de Campinas, Djalma Lacerda, ao Fórum de Paulínia. Posteriormente, ele disse que “a ofensa contra a OAB não foi confirmada”. Mas Freitas insistiu que houve e que o promotor se desculpou por sua expressão, num momento de irritação. O promotor decretou sigilo nos autos em benefício dos moradores e convidou a todos para uma audiência pública hoje, às 17h, na Câmara.
Camargo não se manifestou sobre a polêmica com a OAB.

4 pessoas com metais
Mais quatro exames particulares constatando a presença de metais pesados em quatro moradores do Recanto dos Pássaros foram anexados ontem ao inquérito policial aberto pela Polícia Civil para apurar a contaminação do solo e do lençol freático da área pela Shell. O delegado Tadeu Aparecido Brito de Almeira ouviu o depoimento dos moradores e recebeu os exames feitos em uma senhora e em três crianças. Mais quatro moradores e o secretário do Meio Ambiente, Henrique Padovani, vão depor hoje.
Os moradores registraram boletim de ocorrência pedindo novas investigações sobre possível responsabilidade da Shell na contaminação por metais pesados. Na semana passada, foram anexados os exames de outras duas crianças com o mesmo problema.
A moradora Alda de Brito Kopper apresentou um exame no qual consta a presença em seu corpo de metais pesados como chumbo, berílio, titânio, alumínio, arsênico e níquel. Também foram anexados os exames de W.A.P.,8, com alumínio e chumbo, e dos irmãos S.R.N.,12, e A.N.N., 8, que apresentavam níveis de 4 a 6 metais pesados cada um acima dos limites considerados normais para o organismo.
O pai de uma das crianças informou ao delegado que seu filho apresentava taxas acima do normal de alumínio e chumbo, que seriam os responsáveis por suas convulsões periódicas. O advogado das famílias, Waldir Tolentino de Freitas, informou que todos os exames serão anexados ao processo. (Claudete Campos)



WWW.TODODIA.COM.BR

SHELL

Macris pede regime de urgência para a criação da CPI

Claudete Campos
Paulínia 12/04/2001

O deputado estadual Vanderlei Macris (PSDB) propôs a aprovação em regime de urgência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as denúncias de contaminação provocada pela Shell Química do Brasil em Paulínia.
O pedido da CPI foi feito pelo deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB). A proposta foi apresentada durante a audiência pública realizada na Assembléia Legislativa entre a Comissão de Meio Ambiente e representantes da Shell, Basf e o prefeito Edson Moura (PMDB), ontem à tarde.
A vice-presidente da Divisão Química da Shell na América Latina, Maria Lúcia Braz Pinheiro, também participou da audiência.

Na reunião do colégio de líderes de bancadas na Assembléia na terça-feira, 17, Macris e o deputado estadual Antonio Mentor (PT) pedirão a urgência na constituição da “CPI da Shell”.
O deputado estadual Wagner Lino (PT), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, informou que a comissão pretende providenciar exames para verificar a contaminação da produção agrícola e nos animais e o comprometimento do solo.
Os deputados da Comissão de Meio Ambiente vão visitar a área da empresa visando verificar a localização de quatro valas onde foram depositados produtos químicos. A comissão pedirá exames médicos feitos nos funcionários da empresa e os relatórios da Cipa.
O prefeito de Paulínia, Edson Moura (PMDB), garantiu que a administração realizará exames de sangue na população para verificar a contaminação, a partir de segunda-feira.
O deputado federal Luciano Zica (PT) informou que vai propor a formação de uma subcomissão na Comissão do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados para ir até Paulínia e promover um amplo debate sobre todos os problemas da bacia do Rio Atibaia.
_________________________________________________________________

"Tô" ESPERANDO

CIOMARA
__________________________________________________________

Shell insiste em examinar os moradores


Nova proposta foi apresentada ao prefeito Moura anteontem

Claudete Campos -
Paulínia 25/04/2001

A Divisão Química da Shell do Brasil S.A. está insistindo em sua proposta de participar dos exames laboratoriais feitos nos moradores do Recanto dos Pássaros, em Paulínia, através de um procedimento técnico mais completo, com participação dos laboratórios Adolfo Lutz, para investigação dos drins, e Fleury, dos metais pesados, e em arcar com os custos da avaliação.
A proposta foi apresentada pela vice-presidente da Shell do Brasil/S.A. Divisão Química, Maria Lúcia Braz Pinheiro, em carta enviada anteontem ao prefeito de Paulínia, Edson Moura (PMDB).
A empresa concorda em incluir na análise o impacto de metais pesados nas pessoas da comunidade - apesar de não terem sido objetos da atividade industrial da empresa em Paulínia - e ainda pediu o detalhamento do plano de avaliação de saúde adotado.
A empresa enviou cópias da carta à Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) e à Promotoria Pública.
O prefeito ainda não se manifestou. Os exames estão sendo feitos pelo Ciatox (Centro de Assistência Toxicológica) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Botucatu, com apoio da Vigilância à Saúde.
Leonor Velardi, integrante da Associação dos Moradores, informou que eles mostram confiança no trabalho dos médicos e estão tranqüilos em relação aos exames realizados. A preocupação é como vão continuar morando na área contaminada se estiverem com problemas de saúde.
Leonor questionou por que a empresa não paga os exames a serem feitos no laboratório da Unesp. “Além de contaminar, ainda quer exigir”, criticou a moradora.
Os exames estão sendo realizados normalmente no Centro de Saúde do Centro. Como os moradores têm muitas queixas para apresentar aos médicos durante a consulta, o número de atendimentos vai ser reduzido para oito por dia, informou a médica Cláudia Guerreiro.
A consulta está demorando 1h30 por paciente.
A médica da Vigilância à Saúde Maria Rosa Bonelá informou que no primeiro processo é feita a coleta de sangue, realizada das 7h30 às 9h. No segundo, os moradores respondem a um questionário com dados epidemiológicos, sobre suas vidas, e, em terceiro passam pela consulta médica detalhada.
__________________________________________________________

WWW.TODODIA.COM.BR

27/04/2001

SHELL

Claudete Campos - Paulínia

Moura disse que hoje será resolvido o problema do afastamento do Ciatox (Centro de Assistência Toxicológica) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Botucatu, que não deve mais realizar os exames nos moradores do bairro Recanto dos Pássaros.

Uma comissão de deputados estaduais estará hoje em Paulínia para visitar o acampamento montado pelos moradores na frente da antiga unidade da Shell Química do Brasil, percorrer as chácaras e a área interna da Basf e Kraton (onde funcionava a antiga fábrica).

Os moradores comunicarão aos deputados os problemas que estão tendo para realizar os exames de sangue e pedirão que se empenhem na abertura de uma CPI para apurar o caso.

A Shell informou que os 50 primeiros moradores do Recanto dos Pássaros farão hoje e amanhã a coleta de sangue para realização de exames nos laboratórios Adolfo Lutz (para verificar a presença de metais pesados e produtos como arsênico, alumínio, cádmio, chumbo, cromo, manganês, vanadio e ferro) e Fleury (que investigará sobre presença de drins). Os primeiros resultados dos exames sairão em 30 dias.

_____________________________________________________________

o CIATOX não foi "afastado"

a SHELL NÃO PAGOU PRA NINGUÉM FAZER EXAMES NO Adolfo Lutz.

Pela Shell só foram feitos exames no Fleury.

a Prefeitura fez pelo Ciatox.

os resultados dos exames feitos pela Shell ficaram prontos no prazo prometido.

os da Prefeitura levaram quase um ano para ser entregue.

_________________________________________________________

vou procurar mais reportagens da época em Jornais do interior e colocar aqui, os Jornais de "GRANDE TIRAGEM", DEPENDEM DAS MULTINACIONAIS, QUE SÃO SUAS PATROCINADORAS EM POTENCIAL E NÃO PODEM DEIXAR ESSAS REPORTAGENS À DISPOSIÇÃO DO LEITOR/PESQUISADOR PARA ESCLARECIMENTO, NESSES CASOS ELES PRIMAM PELO ESQUECIMENTO, MAS...

ATÉ.

TO CUM SONO.

CIOMARA


Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?