quarta-feira, 27 de setembro de 2006

 

...PEDIDOS....

Se quiserem ler as outras cartas que mandei para o Deputado Zica e o pedido que mandei para Cetesb, é só clicar no mês de março e procurar o dia 24.




Paulínia, 08 de novembro de 2005.

Prezado Deputado Zica.

É necessário saber dentro de qual padrão de segurança foi feito o desmonte , retirada e qual o destino dos equipamentos e instalações (sucata) da fábrica SHELL/CYANAMID/BASF, no bairro Recanto dos Pássaros (antigo Poço Fundo) em Paulínia SP. Com a supervisão e autorização de que órgão ou autoridade pública competente foram feitos os trabalhos de desmonte e remoção? Tem documentação?
(Obs.: -Segundo “Sonia Couto”, uma das proprietárias do “Comércio de Sucatas do Chico”, um dos sucateiros mais conhecidos de Paulínia, foram chamados vários sucateiros, mas nenhum foi avisado do risco de contaminação e esse material (sucata) recolhido na Shell/Cyanamid/Basf foi comercializado como qualquer outra sucata que compram.
Igualmente importante é saber qual o destino dos entulhos resultantes da demolição das casas do bairro. Para onde foram levados telhas, madeiramento, pisos encanamentos, tijolos e outros? Oportuno seria termos o conhecimento do que foi feito e qual foi o destino das árvores cortadas nos lotes 19 (dezenove) e 20 (vinte); umas rachadas para lenha, estocadas no lote 22 (vinte e dois) e que há meses foram retiradas? É de interesse, também, saber o que está sendo feito, específico e concretamente, para a remediação do solo e lençol freático de toda área contaminada e interditada.
Acreditando na transparência, lealdade e boa vontade de todos, gostaria de receber das partes envolvidas e responsáveis pela recuperação, o laudo oficial e todos os resultados das análises de solo e água que vem sendo feitos no local desde 1994/95, em especial os do local 18 (dezoito) de minha propriedade, onde vivi por mais de trinta anos e onde nasceram e foram criados os meus filhos.
Um dado importante para termos noção da responsabilidade e do respeito ao próximo das autoridades locais e de todos os envolvidos no Caso Shell Paulínia, seria o esclarecimento do que foi feito com os animais: gado de corte que era criado, por funcionário, no terreno da fábrica e os de corte e leiteiro, galinhas e patos que eram criados, no bairro, pelos moradores. Qual a conclusão que se chegou e quais cuidados devem ser tomados com o gado leiteiro que não foi adquirido pela Shell. Qual a responsabilidade da Shell para com esses animais perante sua proprietária (eu)?
Acho necessário esclarecer, também, que a casa do local 19* (dezenove), hoje demolida, da onde foram retirados materiais (telhas, reboco e etc.) para análise, tinha sido reformada, desde o piso até o telhado, mais ou menos 1(um) ano antes de ser vendida para a Shell, o que invalida uma avaliação da contaminação baseada na análise desse material.
Caso essa minha observação seja levada em consideração e a intenção seja, realmente, saber a verdade, ofereço e peço que façam análise do material, a ser colhido, na minha propriedade que foi uma das primeiras, senão a primeira a ser construída no bairro e permanece, até hoje, com o telhado, madeiramento e revestimento externo originais, o que esclareceria, realmente, se quiserem saber a realidade do que se passou no bairro e a proporção da contaminação, que poderia ser esclarecida com mais fidelidade.
Grata. CIOMARA DE JESUS RODRIGUES
*(O local 19 foi reformado em 2000/2001 e os incineradores da Industria em questão foram desativados, pela Cetesb, em 1992).
____________________________________________________________
Em conseqüencia da 1ª carta que mandei para o Zica, (essa acima é a 2ª e tem uma 3ª, que também estão postadas no dia 24/03/06.) foi feita uma reunião/audiência, aqui em Paulínia, onde compareceu um monte de gente, a Prefeitura NÃO CEDEU LOCAL, então, conseguiram o salão da Igreja onde foi feita a reunião. Compareceram, além do Zica outos deputados de outros partidos, representantes da Cetesb de SP(um japonês que quase apanhou), representantes da Shell, Prefeitura, Secretaria da Saúde, Sindicatos dos Químicos, ex-moradores e antigos moradores, EU(!!!!) e etc..
Tenho a ATA dessa reunião, vou ver se pode pôr no blog.
... mas o que eu queria dizer realmente, é que tem uma coisa, que pedi nessa carta, que vai ser atendida, mas não pelos deputados e etc. e sim tcham, tcham, tchamtcham!!!!!!.....
...não posso dizer ainda, nem o que e nem por quem, mas vai ser feito uma coisa que vai ajudar muuuuuuuito no esclareciemnto de muuuuuuuuuuuita coisa.
"Tô" feliz!!!
Não se esqueçam nunca:- Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!!!!
....e saibam, sempre, que:- A vida é para quem topa tudo e não para quem pára na menor topada!!!!

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?