quinta-feira, 17 de agosto de 2006

 

dodói!!!!




Oi.

"O tavu dodói!!!!!"
Comi uns "trem" fritos antes de dormir e amanheci fritadinha! Foram dois dias de matar, mas já estou bem.
Sabe o que me mata? Tudo que acontece de diferente na minha saúde, já me deixa alarmada! O mesmo acontece com meus filhos. Outra dia explicando para o meu filho mais velho a gastrite que descobriram em mim e a esteatose hepática, que há anos foi detectada, ele já se alarmou e perguntou:- "Não é câncer, não?"
Outra vez, esse mesmo filho, ficou doente, amidalite, dores pelo corpo todo, frebre altíssima, perguntou para o Dr. Ígor, médico que nos acompanhou, pela Prefeitura e que se hospeda aqui no hotel, se não era câncer.
Tudo que acontece de diferente a gente já acha que pode ser câncer, em conseqüência da nossa exposição a tudo que a Shell fez, lá na frente de casa.
Meus filhos nasceram lá! E eu morei lá, de 1971 até 2003 quando fomos "removidos" do local.
E pelo que sei, até hoje, não existem estudos conclusivos sobre os drin's.
Médicos, que na década de 80 afirmavam, que os drin's eram cancerígenos, hoje, depois desse episódio da Shell, no bairro Recanto dos Pássaros, dizem que não são.
É horrível conviver com essa dúvida, com essa incerteza, principalmente, vendo tantas contradições e tendo visto, também, muitas pessoas,(com uma porcentagem acima da média) que moravam no local, morrerem de câncer. Se teve alguma família que realmente esteve exposta a tudo que acorreu lá, essa família é a minha. De todos que moraram lá, nenhum chegou a ter 20% da nossa exposição.
O que tem de gente, que nunca morou lá e que hoje quer entrar, ou até já entrou, com ações contra a Shell pedindo indenizações das mais infundadas, não é brincadeira! Conheço gente que morou 15 dias lá e diz que está contaminada! Conheço gente que se drogou e bebeu uma vida inteira e hoje diz que o que tem é conseqüência da contaminação! Conheço gente que nunca trabalhou lá e hoje entra com ação de danos materiais alegando que tirava o sustento do local e quer ressarcimento. Sabe urubu na carniça?
... pois é... e isso é ruim, pois até separar o jôio do trigo....
...apesar de que, isso beneficia a Shell! Os advogados dela podem generalizar tudo e saem perdendo somente quem tinha algum direito a receber ou a saúde prejudicada, pois o resto... é resto.
Sabe o que mais me preocupa? é o seguinte: - Segundo tudo que já li sobre produtos "cumulativos ou acumulativos", eles vão se acumulando no organismo, (no fígado, gordura e cérebro) e começam aparecer os problemas depois de 20 ou 30 anos. Na nossa exposição a esses organoclorados, estivemos expostos a eles pela pele, pela respiração, pelo uso e ingestão da água, do leite, de ovos, aves e das frutas legumes e verduras, que consumíamos do e no local da contaminação por mais de 20 anos. ENTÃO, aí vem o problema que "endoidece" :- Se essa contaminação é cumulativa e aparece depois de 20/30 anos, já está quase na hora dela aparecer!!! ou não..., mas creio que a Shell deveria se responsabilizar por isso, dar, pelo menos, um apoio moral se propondo monitorar nossa saúde até o fim, se responsabilizando por todo e qualquer dano que possa ter relação com o que ela fez. ....depois de separar o jôio do trigo, como eu disse.
De tudo que falo nesse blog, eu tenho provas e fotos; agora mesmo eu tentei colocar aqui, uma foto do meu filho caçula, com nossas galihas, mas não consegui, o blog não está fazendo o "upload".
...bom paro por aqui.
talvez eu volte mais tarde.
Consegui publicar a foto. A árvore que está atrás dele é o nosso Cajueiro. é uma foto de 1984, se clicarem na foto a data fica mais visível


Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?