sábado, 1 de julho de 2006

 

do site www.quimicosunificados.com.br


5 de junho de 2006
Dia do meio ambiente

Shell/Basf contaminam, matam, levam o lucro e permanecem impunes nos tribunais

JUSTIÇA JÁ!

Há cinco anos (exatamente em maio de 2001) teve início nossa luta contra a Shell Brasil S.A. e a Basf S.A., em razão do crime ambiental que as duas multinacionais cometeram no Bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia (SP). Elas contaminaram o solo, o ar, a água, os moradores do bairro e os trabalhadores de sua fábrica. A área está interditada e os moradores perderam suas casas. Inúmeros ex-trabalhadores e moradores adoeceram. Muitos morreram. E os laudos comprovam a contaminação. Mas a Shell e a Basf continuam impunes nos tribunais.


Condenadas pela sociedade

Mas nós acumulamos muitas vitórias ao longo destes cinco anos. Construímos uma sólida e ativa entidade de ex-trabalhadores e de trabalhadores ainda na ativa que adquiriram contaminação ocupacional, fizemos passeatas, atos, palestras em escolas, faculdades e no Fórum Social Mundial. Participamos também de congressos, encontros e debates por todo o Brasil e no exterior. Milhares de pessoas nos ouviram. Este crime da Shell/Basf hoje é conhecido e repudiado na Europa, nos Estados Unidos e na ONU Organização das Nações Unidas. Somamos incontáveis militantes a esta nossa luta.Se todos nós ainda desconhecemos claramente as conseqüências futuras em nossa saúde da contaminação que sofremos, e carecemos de atendimento pelos sintomas que apresentamos, temos a certeza de que bem cumprimos nosso papel junto ao interesse público ao denunciarmos incansavelmente este crime. Pela sociedade, a Shell e a Basf já estão condenadas de forma inapelável. Assim, nesse 5 de junho de 2006, Dia Mundial do Meio Ambiente, temos sim o que comemorar pois, na prática e no dia-a-dia, defendemos o MEIO AMBIENTE e a VIDA contra aqueles que os destroem, sempre em busca do lucro fácil e de forma irresponsável e criminosa.E, mais ainda, nos sentimos também no justo direito de vir a público cobrar que a Justiça cumpra com o seu papel no sentido de defender concretamente o MEIO AMBIENTE e a VIDA. Que dê um basta às imorais manobras processuais da Shell e da Basf e as julgue, condene e responsabilize pelo crime que cometeram. Justiça lenta é injustiça.



Clique na página para obter o arquivo e poder vê-lo no programa Acrobat Reader. Caso não o tenha, clique no link http://www.brasil.adobe.com/products/acrobat/readstep2.html para baixá-lo no seu computador.
SAIBA TUDO SOBRE O CASO SHELL.
CLIQUE AQUI

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?