quarta-feira, 24 de maio de 2006

 

...paralelas...


PARTE I

1955!!
- Papai comprou um pesqueiro (chacará na beira do rio) em Paulínia!!!
Rio Atibaia! Água cristalina, peixes de montão!
Mata virgem! Mil orquídeas!!! Serelepes, Saguís, Jaguatiricas, Lobos Guará, Cascavéis, Cobras Coral, Jararacas, Jaracuçu, Cachorros do Mato, Lagartos, Raposas, Gambás, etc., etc., etc.,

...isso tudo eu vi.

Só existia a Rhodia na região e algumas vezes apareceu peixe morto no rio por causa de descargas dela no rio, diziam.

Década de 60!!
Meu pai já tinha começado construir a casa, já tinha começado o pomar, já tínhamos frutas nativas e algumas das que meu pai plantou começaram produzir.
As nativas eram:- Bacapari, Ingá, Coquinho, Jambolão, Pingaúva, Jaboticaba nativa(era azeda), Goiaba, Amora e outras mais que esqueci o nome, mas não o gosto.
Todas as primeiras frutas, que meu pai colhia, das que plantou, eram divididas, em partes iguais, entre nós.
Éramos em 6 e todos os nossos fins de semana e férias passávamos lá.

Década de 70!!

...Outubro de 1971:- meu pai faleceu.
...Dezembro de 1971:- fui morar lá...
...continuei plantando e já colhia o que meu pai tinha plantado para nós...
...eu esperava a 1ª chuva de Agosto para plantar o milho e o feijão...
...eu fiz a horta...
...eu era feliz...

Década de 70..... ...paralelamente...
...não lembro o ano, parece que 1973/74, movimentação na fazenda em frente...
...logo aparecem os primeiros "peões de trecho" (como eles se intitulavam), ...logo depois uma "boate" de "mulheres" se instala no bairro, atraída, é lógico, pelo grande número de "homens" que a construção da Shell trouxe para o local.

...paralelamente...

...os colonos, que viviam na fazenda, começaram mudar, o Sr. Luiz, da colonia, que trabalhava para mim, disse que tinham vendido a fazenda e que eles iam embora...

Começa a desvalorização.

Os proprietários que freqüentavam as chácaras nos finais de semana, começaram não ir mais, a notícia de que tem uma "Zona" lá, corre solta.
A fama de quem mora no bairro se generaliza:- Mora no Poço Fundo (antigo e real nome do Recanto dos Pássaros)??? Mora lá???...então é puta.
... e eu era (e sou) Artesã!!!!!...e me chamavam de "hippie", Mara hippie, a 1ª de Paulínia!!!
...mas eu não ligava, quem era meu amigo me conhecia, quem não me conhecia não me importava, só que... eu não era puta!!!

PARTE II 01/06/06.

paralelamente (ainda década de 70)

... começa aparecer a construção, aterros infindáveis, enterrando os brejos sem drenar nada, e, rapidinho estava lá!!!!!!!!!-

A SHELL!!!!!

NO MEU PORTÃO!!!

-"PÔ! QUE HONRA, MEU!"

Eu conhecia O nome e sabia, na ponta da língua, os slogans DELA:- VOCÊ PODE CONFIAR NA SHELL...OU... SHELL, VOCÊ CONHECE, VOCÊ CONFIA!!!!...E segui minha vida, ignorando a besta fera que se instalava no meu portão. Eu conhecia o nome SHELL, mas não sabia sua história, seu passado de destruíção e crimes contra o meio ambiente..., então...

paralelamente

...em casa, logo depois, começou chegar um cheiro insuportável, que ardia os olhos, dava ânsia e fazia vomitar; a fumaça branca que, sem convite, entrava na minha casa, cobria meu pomar e minha horta era horrível. Os resíduos, em brasa, que saíam do incinerador, que construíram em frente da minha casa, que, por vezes chegavam até queimar as flores, frutos e verduras, a gente chamava de "vagalumes vermelhos" e nos divertíamos até!!! ... não sabíamos o que era!!! (dioxinas e furanos?)

...o tempo passa...

já década de 80, a água de uma das chácaras, (hoje lote 9) bem na frente do incinerador de líquidos (que hoje está e foi o primeiro local a ser interditado, da onde estão removendo a terra, dentro da Shell), ...bom, essa água começou ter gosto ruim, de veneno, de remédio, sei lá. O caseiro de lá, Jaime, começou ficar doente, as filhas vieram buscá-lo e ele foi embora, morreu anos depois. (sei disso tudo porque a mulher dele, ainda viva, foi minha babá e temos amizade até hoje). O novo caseiro com mulher e 2 filhos, não agüentando o gosto da água e preocupado com as crianças, botou a boca no trombone, não sei se 1º foi na Prefeitura ou chamou o Jornal Correio Popular, só sei que vieram lá:- o Prefeito, um pessoal da Vigilância Sanitária, um pessoal da Shell e o jornalista do Correio.

...ISSO EU VI...

CONCLUSÃO:- O CASEIRO, ANTES DE IR EMBORA, FALOU PARA MIM E PARA O CARDOSO (ex-dono do atual lote 13):- Tá tudo envenenado aqui, pra mim, que sou só caseiro, eles deram emprego e uma casa em Barão Geraldo. ...sou só caseiro e vou embora, vocês que são donos vejam o que podem fazer.

...eu me lembro que ele trabalhava com caminhão e era mecânico de caminhão também, mas nem eu nem o Cardoso lembramos o nome dele, ele ficou pouco tempo lá. Saiu uma "reportagem" contando isso no Corrêio Popular, coisinha pequena, já consegui descobrir o ano e estou tentando ver se consigo achar. Não posso dar mais dicas por precaução, mas... eu chego lá...

até...breve...

PARTE III 02/06/06.

... o rapaz, caseiro foi embora e a vida continuou...

Meu filho Karl, nascido em 08 de Janeiro de 1978, apresentava mil problemas de saúde, não dormia, vomitava de jato quase tudo que comia, apresentou problema de pulmão e por aí afora. Meu filho Klauss, nascido em 12 de dezembro de 1980, também começou apresentar problemas de saúde logo que nasceu...

conclusão:- eu vivia tão transtornada com a saúde dos meus filhos, que nem conseguia ligar os fatos, ou seja, estabelecer a relação do ar/água com a saúde deles...

paralelamente...

...a Shell continuava fazendo tudo morrer, as saúvas, que comiam todas as coisas que eu plantava, sumiram; o canto ensurdecedor das cigarras, acabou; os bezourros(?), desapareceram; a grande maioria das árvores empestiavam, as frutas, bichavam. Acho que os "venenos" da Shell quebraram o equilíbrio ecológico e daí todas as pragas proliferaram.

paralelamente...

...eu tinha que "corrigir a terra", com calcáreo, para tirar a acidez e conseguir colher qualquer coisa que eu plantasse...

...antes da metade da década de 80, minha água (do poço) começou ter gosto ruim, de veneno/remédio, igual ao gosto da chácara do lote 9. Antes disso foi a do Cardoso, lote 13 e depois a minha lote 18 (nas chácaras intermediárias não morava ninguém). IMPORTANTE:- Essa seqüência 9,13,18, é subindo o rio; o rio corre da minha chácara para a chácara deles!!!!!!!!!

...acho que isso mostra que o veneno não veio do rio, como representantes da Shell(em 2000), muitas vezes, vieram me dizer na minha casa!

até....

depois volto, aqui, nesse mesmo título ("PARALELAS") e data, contar o resto.
continuarei abaixo. parte III e assim sucessivamente.........

PARTE IV
eu ia escrever agora, mas deu aconteceu um problema com um bezerro meu, me ligaram e vou ter que ir ver.

PARTE V 23/06/06
...minha água continuou com gosto e cheiro ruim, cada vez pior, até a minha "expulsão" de lá EM 2003.
Eu precisava tirar a água do poço e encher a caixa à noite para que de manhã o cheiro e gosto estivessem menos ruim. ...mas eu continuava usando, não tinha outra alternativa e nunca eu poderia imaginar que a SHELL, que prega integridade, transparência e dignidade até hoje (depois de ter acontecido tudo que aconteceu e continua acontecendo; o lençol freático e o local só poderão ser "remediados", nunca voltarão a ser o que eram), pudesse saber e não avisar, que eu e minha família estávamos usando água "comprovadamente" contaminada com produtos possívelmente cancerígenos, além de tóxicos, alergênicos e até mutagênicos,como descobri, pesquisando na internet!!!
A SHELL SABIA, DESDE A DÉCADA DE 80, QUE TINHA CONTAMINADO O LENÇOL FREÁTICO!!!
...paralelamente...

...a Shell, depois a Cyanamid e Basf, continuavam contaminando, conscientes do estavam fazendo, tudo por lá, enterrando lixo (tóxico?) pelo pasto, envenenado nosso ar e solo com resíduos e cheiro insuportável do que queimavam, parcialmente, nos incineradores sem filtro em frente do meu portão.

...continuava o cheiro ardido, que vinha não sei de onde...

...vou parar, não estou legal.



Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?