sexta-feira, 14 de abril de 2006

 

Instituto Observatório Social - Nº 107

Achei essa reportagem na internet e resolvi coloca-la no meu blog.
...agora vou acessar o endereço lá do final.

Instituto Observatório Social - Nº 107 - 01 de novembro de 2005

Caso Shell: poluição, mentiras e descaso



Há sinais de que a direção da fábrica da Shell Química e da Basf, que funcionava no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, ocultou deliberadamente, por muito tempo, as condições de contaminação do ar, do solo e da água da região, colocando em risco não só a saúde dos trabalhadores e dos moradores de áreas vizinhas, mas também milhares de pessoas que utilizam as águas do Rio Atibaia para o consumo. Essa conclusão se deu através de uma série de depoimentos sigilosos prestados por ex-funcionários da fábrica ao Ministério Público do Trabalho. Segundo eles, algumas práticas descumpriam normas mínimas de segurança exigida para o manuseio das substâncias altamente tóxicas e eram ocultadas durante as fiscalizações.

O Observatório Social publicou matéria sobre o caso em sua revista número 3, em junho de 2003. Para acessar a matéria em português, acesse: http://www.observatoriosocial.org.br/download/emrevista3.pdf

Jornal Todo Dia
Observatório Social

Já entrei e acabei de sair do site www.observatoriosocial.org.br/dowload/emrevista3.pdf , achei coisas interessantes pra xuxu, que eu já sabia, mas que esclarem mais.
Ah! tem uma coisa, que, faz tempo que eu quero escrever e sempre esqueço, nas minhas páginas pessoais da AOL, também nunca escrevi, agora, porém, que descobri mais sobre o fato vou escrever:- Na década de 80 (oitenta) houve um bafafá lá no Poço Fundo, veio o Prefeito da época (por enquanto não vou falar o nome), veio o Correio Popular (jornal de Campinas), veio o pessoal da Vigilancia Sanitária (ou órgão eqüivalente da época), vieram uns "chefões" da Shell, etc..
O "Laboratório Adolph Lutz" fez análise da água de vários poços, inclusive do meu, etc., etc., etc..
Foi o seguinte:- A água do poço de uma chácara (atual local 9) estava com cheiro e gosto de remédio/veneno e o caseiro, com mulher e 2 ou 3 filhos, reclamou no "Correio Popular" e não me lembro se em mais algum lugar, foi daí que veio todo mundo, jornal, prefeito, chefões e etc..
O caso terminou com "não sei quem" dando uma casa e emprego para o caseiro (ele mexia com negócio de caminhão; mecânico ou motorista, não me lembro), em Barão Geraldo, mas,... ....porém antes dele ir embora, ele falou para mim e para o Cardoso (ex-proprietário do atual lote 13):-
Tem coisa errada aqui. Tá tudo envenenado, eles me deram uma casa e emprego em Barão Geraldo, vocês, que são proprietários, deviam ver isso...
Eu não me lembrava o ano, mas agora, fussando na internet de tudo que é jeito, eu descobri o ano! e o mês!!!!!! Já dei (os dados) para um jornalista da pesada e chegamos no "pivô" do fato(?).
....agora é mamão com mel, como dizem!!
...logo trarei novidades...
......vou almoçar, hoje é 6ª feira da Paixão, até que eu gostaria de comer uma bacalhoada!!!
mas... é difícil!!!!!!!

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?