quinta-feira, 7 de junho de 2007

 

POIS É!! ELA PODE!!!!!

Shell descumpre ordem judicial e continua queimando gás na Nigéria

|
Shell incumple orden judicial y continúa quemando gas en Nigeria

A organização ambientalista Amigos da Terra Internacional (ATI) informa que a companhia petroleira anglo-holandesa Shell tem descumprido novamente seu dever de deter a queima de gás na Nigéria, desobedecendo, desta vez uma ordem judicial que estipulava o dia 30 de abril como última data para interromper esta prática.

A “Shell está desobedecendo as ordens judiciais e continua queimando gás em minha comunidade, apesar de que existia uma data para acabar com isso, o dia 30 de abril. Para nós, o tempo está se esgotando. A Shell deve ser obrigada a acabar com a queima de gás. É nossa única esperança para poder sobreviver”, afirmou Jonah Gbemre, um dos litigantes, segundo um comunicado da organização ambientalista.

Nesse comunicado, a ATI informa que a prática da queima de gás na Nigéria tem sido a maior em todo o mundo, contribuindo, segundo dados do Banco Mundial, com mais emissões de gás de efeito estufa que todas as demais fontes combinadas da África sub-saariana. Além dos danos que causa ao ambiente, esta prática é muito nociva para os habitantes do Delta do Níger, já que pode causar várias doenças e inclusive pode chegar a provocar a morte prematura.

Nnimmo Bassey, diretor executivo da ERA- Amigos da Terra Nigéria, descreveu a situação: “Enquanto a Shell e seus acionistas contam seus lucros, tudo o que nós contamos são os túmulos aonde as emissões tóxicas da queima de gás levam nossa gente”.

“É moralmente errada que a Shell continue com a queima de gás apesar de que uma sentença judicial tem lhe mandado deter esta prática. Desta forma, a Shell continua gastando não só os recursos naturais da Nigéria, como está terminando de forma criminal com as vidas da gente pobre de nossas comunidades que não pode evitar os impactos da queima de gás”, disse o ambientalista.

Fonte consultada:

Comunicado de Imprensa da Amigos da Terra.


Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?