segunda-feira, 2 de outubro de 2006

 

...mais uma "carta"

esse é um funcionário que trabalha na ETA da Shell, ele sái de fininho quando me vê, mas "eu tiro por trás mesmo"....
um dos seguranças patrimoniais da Shell, no bairro contaminado. Ele está bem em frente da minha casa, o poste, atrás dele, fica bem na frente do meu portão. Quando ele percebeu que virei para ele, com a máquina fotográfica na mão, ele tentou esconder o rosto.

TODOS QUE FICAM LÁ, O DIA TODO, NÃO USAM EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL(EPI), ISSO DESDE QUANDO ME OBRIGARAM SAIR DE LÁ!

Paulínia, 05 de agosto de 2006.




Ao exmo. Promotor
Sr. Jorge Masseran





Em conseqüência de inúmeras tentativas, frustradas, de me comunicar pessoalmente, é que venho, por meio desta, tentar obter respostas e, ao mesmo tempo, comunicar certos fatos, que me intrigam e que, creio, não são do vosso conhecimento.

Todos sabem que o Bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, foi interditado (Decreto Municipal nº5029 de 18 de fevereiro de 2003), por oferecer risco à saúde e de lá foram removidos todos os moradores, para não ficarem expostos a uma, provável, contaminação conseqüente das atividades da Shell/Cyanamid/Basf, nas décadas de 70 a 90.

Agora pergunto e comunico:- que trabalhadores, seguranças patrimoniais particulares e etc. (fotos em anexo) continuam trabalhando e freqüentando o local, diuturna e incoerentemente, sem EPI, equipamento esse, que eu sou obrigada usar, por determinação do Juiz, quando me foi dada permissão (copia em anexo) para freqüentar o local, a cada dois dias, para cuidar dos meus animais, que continuam lá.

Se essas pessoas podem continuar freqüentando o local diariamente, trabalhando no local diariamente, desde 2003 e sem proteção nenhuma, por que eu não posso morar lá, já que morei, por mais de 30 anos e mesmo depois da auto-denúncia da Shell em 1994, ninguém me alertou de nada e hoje pessoas comuns, como eu, podem desfrutar e usufruir do local sem restrições?

Até ser confirmada ou estabelecida a extensão da contaminação, não seria bom, que essas pessoas, que hoje freqüentam, diuturnamente, o local, usassem EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, como eu uso, quando vou lá esporadicamente?


02 de 02


Ou então, que as autoridades competentes me deixassem morar lá, já que tantas outras pessoas continuam freqüentando o local sem proteção e principal e coerentemente, porque permitiram que eu ficasse no local por mais, quase, 10 anos, após terem conhecimento da contaminação, pela auto-denúncia em 1994, feita a esse Ministério, principalmente a do lençol freático, hoje confirmada, e do qual usei a água, para todos os fins, por mais de 30 anos, pois me forneceram água encanada só em Janeiro 2001.

Se não houve preocupação nenhuma comigo da década de 70, passando pela auto-denúncia em 1994, até 2003, quando fui obrigada sair da minha casa, se não há preocupação com a saúde dos trabalhadores que continuam freqüentando o local sem proteção e inclusive, desconfio, não recebem nem adicional de periculosidade, alguma coisa está mal explicada, não é verdade?

Confiando, que, após esse comunicado, algo vai ser feito em favor dos que estão diretamente afetados e prejudicados por todos esses fatos incoerentes, agradeço.



Sem mais.




________________________________
Ciomara de Jesus Rodrigues



End. Rua 31 de Março nº290 apto. 455
Fones- 19 9113 7863 ---- 19 3833 7155.
E-mail- ciomararodrigues@yahoo.com.br


PS. Já fiz esse comunicado, com fotos, com A/C e/ou Protocolado na Prefeitura e Vigilância Sanitária e, se não me falha a memória, na Secretaria de Saúde, há, aproximadamente, dois ano. Essas, e outras, fotos, que tirei, também estão no processo do Ministério do Trabalho de Campinas.

__________________________________________________________


Essa "carta" acima escrevi em 05/08/2006, mas só levei ao Fórum e protocolei em 25/08/2006.
Além de mim, outras pessoas fizeram essa mesma denúncia para a promotoria, mas a Shell respondia que estava tudo em ordem e etc.. , daí encerravam o caso.
Ninguém, inclusive eu, antes, tinha anexado fotos, eu só anexei fotos para comunicar os outros órgãos que citei, porém dessa vez anexei muitas fotos, umas 20, creio, e quero ver o fato ser contestado mais uma vez.
Revolta, não é verdade? Todo mundo pode ficar lá, trabalhar lá, comer as frutas de lá, se deliciar com a paz de lá e EU NÃO!!!
Ainda vou conseguir foto de pessoas comendo ou colhendo frutas lá, vai ser um pouco difícil, pois as pessoas que trabalham e ficam lá, dão sempre um jeito de saírem de fininho, quando me vêem com a máquina fotográfica ou filmadora na mão, mas....
já coloquei, nesse blog, um monte de fotos de pessoas sem EPI.

Comments:

Postar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?